Mundial de 2021 ganha três corridas de 'sprint'

Há acordo entre o promotor do campeonato e as equipas. Experiências em Silverstone (Grã-Bretanha), Monza (Itália) e Interlagos (Brasil) também valem pontos para construtores e pilotos

Fórmula 1

Por José Caetano 08-04-2021 13:24

 

A temporada mais longa na história da Fórmula 1 tornar-se-á ainda maior, com a soma de mais três corridas de ‘sprint’ (100 km) aos 23 grandes prémios planeados para a época que arrancou a 28 de março, em Sakhir, no Bahrain (vitória de Lewis Hamilton, num Mercedes), e tem visita a Portugal marcada para 2 de maio, com Portimão e Autódromo Internacional do Algarve (AIA) a receberam a ronda três do campeonato.

 

O promotor do Mundial (Liberty Media), apoiado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) chegou a acordo com as 10 escuderias participantes no campeonato para as três corridas com 100 km (em vez dos 300 habituais), que serão realizadas no sábado, na véspera de três rondas do calendário para definirem as grelhas para os grandes prémios no domingo, substituindo a qualificação. Esta sessão antecipada para sexta-feira, para determinar as posições de partida para a prova de ‘sprint’.

 

O acordo pressupõe um entendimento sobre a compensação financeira paga pelo promotor às escuderias, por mais corridas significarem mais despesas… De acordo com fontes do campeonato, a entidade responsável pela organização do Mundial de Fórmula 1 ofereceu um bónus de 500.000 dólares (cerca de 420.000 euros) a cada escuderia e, paralelamente, aumentou, na mesma proporção, o limite orçamental imposto para 2021 (145 milhões de dólares). Este pacote financeiro também pressupõe indemnização no caso de acidente que danifique muito um monolugar no sábado, com o objetivo de não penalizar a equipa pelo dinheiro gasto na reparação necessária para utilizá-lo no domingo.

 

A inclusão das três corridas de ‘sprint’ no calendário do Mundial de 2021, planeadas para Silverstone (17 de julho), Monza (11 de setembro) e Interlagos (6 de novembro) será anunciada até à segunda ronda da época, o Grande Prémio da Emília-Romanha, em Imola, Itália, já no dia 18. Prevê-se, igualmente, a atribuição de pontos nas etapas novas, mas desconhece-se a solução combinada entre o promotor e as equipas.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Fórmula 1