LF-Z: Lexus antecipa futuro elétrico

Protótipo é o primeiro de uma nova era na Lexus, que inclui o lançamento de mais de uma dezena de modelos 100% elétricos nos próximos anos.

Atualidade

Por Vitor M. da Silva 30-03-2021 12:18

A Lexus, acrónimo de «Luxury Export to the US», combina luxo, imagem e sofisticação, precisamente as características mais relevantes do novíssimo protótipo LF-Z, o primeiro de uma nova geração de automóveis na marca nipónica, que inclui o lançamento de mais de uma dezena de modelos exclusivamente elétricos em plataforma dedicada até 2025.

O protótipo traduz a visão de futuro da marca de prestígio da Toyota, não cedendo um milímetro na abordagem tradicional do construtor, que se expressa no princípio «busca implacável pela perfeição», que encontramos, por exemplo, na atenção obsessiva pelo acabamento do habitáculo, quer na qualidade dos materiais, quer na da montagem. Fundamental para rivalizar com as marcas alemãs que são referências no mercado de luxo. Assim, na era da eletrificação, qualidade e requinte de sempre.

A carroçaria futurista, com 4,88 metros de comprimento, 1,96 m de largura e apenas 1,60 m em altura, combina linhas a meio caminho entre vários conceitos, para um conjunto atrativo e minimalista com ares de SUV coupé. Na distância entre eixos há avantajados 2,95 metros, o que permite adivinhar cotas interiores desafogadas no habitáculo para quatro ocupantes na configuração de 2+2 lugares.  

No interior, a introdução da filosofia Tazuna, inspirada nos guerreiros japoneses da antiguidade e na ligação entre cavalo e cavaleiro, que se traduz num posto de pilotagem completamente reconfigurado, com o volante tipo manche de avião para se "assumir as rédeas" da máquina.

O LF-Z Electrified recorre à Inteligência Artificial (IA) para aprender os hábitos do condutor, adaptando em tempo real os equipamentos e sistemas ao estilo de condução e preferências de quem segue ao volante.   

No painel de bordo, head-up display com realidade aumentada (AR) e ecrã multimédia tátil reunidos num único módulo, enquanto todos os controlos estão instalados no volante de desenho inovador. Assim, utilização intuitiva e fácil.

O "concept" estreia uma mão-cheia de equipamentos inovadores, entre os quais o sistema DIRECT4 de quatro rodas motrizes, com muita potência à disposição. A marca anuncia 536 cv e 700 Nm, que serão suficientes para impulsionar a SUV coupé da Lexus de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos.

A bateria com 90 kWh de capacidade, instalada longitudinalmente no piso do carro, para tornar a estrutura mais rígida e reduzir o centro de gravidade, permite até 600 km de autonomia elétrica.

Uma chave digital dará à família e aos amigos acesso ao carro sem ser necessária a partilha de uma chave física. As funções do veículo também podem ser operadas através de um smartphone, como o trancar e o destrancar de portas. Ao permitir o acesso ao veículo por meio da chave digital, os condutores podem ativar serviços como entrega de encomendas no carro ou a partilha do próprio automóvel.

As portas usam um sistema E-Latch. Quando o condutor ou passageiro se aproximam do carro com uma chave, o puxador retrátil da porta apresenta-se automaticamente; a porta pode então ser destrancada e aberta suavemente, com um simples toque no sensor, dentro do puxador. Para sair do carro, a porta pode ser aberta através da pressão do botão de abertura. No veículo há sensores que monitorizam o seu redor e alertam o condutor e passageiros para a aproximação de um veículo ou ciclista, reduzindo o risco de acidente ao sair do carro.

O teto panorâmico de vidro electrocromático, pode ser escurecido quando necessário e possui funções de privacidade e iluminação que refletem o céu noturno. Um painel tátil no centro do tejadilho permite que os ocupantes dianteiros e traseiros comuniquem uns com os outros, e os bancos traseiros têm funções de massagem e reclinação.

O sistema de áudio Mark Levinson de última geração reproduz a qualidade do som de salas de concerto internacionais, dentro do espaço acústico do carro. O controlo preciso das colunas permite que a música seja ouvida tanto pelo condutor, como pelos ocupantes, nas melhores condições. Está disponível uma função de gestão de som, com cancelamento de ruído que pode filtrar os ruídos ambiente na cabine, tornando a conversa entre os passageiros mais fácil.

 

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade