Porsche revela Taycan Cross Turismo

Versão ‘cross’ da berlina desportiva elétrica da Porsche chega a Portugal no verão, com preços a partir de 97.582 euros.

Vídeos

Por Vitor M. da Silva 04-03-2021 16:18

A Porsche, com o Taycan, posiciona-se na linha da frente da corrida ao futuro. A marca alemã abandonou a produção de versões a gasóleo, tem número cada vez maior de híbridos com carregamento externo das baterias (plug-in) e investe massivamente na eletrificação, nomeadamente com a multiplicação da oferta de versões do primeiro automóvel do emblema do Grupo VW sem motores de combustão interna dianteiros, centrais ou traseiros.

Esta versão Taycan Cross Turismo, com primeiras entregas programadas para o verão, é a segunda da berlina desportiva e a mais focada na versatilidade quotidiana e apontando a consumidores com um estilo de vida ativo. 

No lançamento, quatro versões, sempre com a bateria Performance Plus de 93,4 kWh: Taycan 4 Cross Turismo, a debitar 380 cv potência (476 cv em overboost), anunciando 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e autonomia até 456 km; Taycan 4S Cross Turismo com 490 cv (571 cv em overboost), aceleração 0-100 km/h em 4,1 segundos e até 452 km de autonomia; Taycan Turbo Cross Turismo com 625 cv (688 cv em overboost com Launch Control), aceleração 0-100 km/h em 3,3 segundos e autonomia até 425 km; e Taycan Turbo S Cross Turismo com 625 cv (ou 761 cv em overboost), aceleração 0-100 km/h em 2,9 segundos e até 419 km de autonomia.

O chassis com tecnologia de ponta, tração integral e suspensão pneumática adaptativa é de série nas quatro versões, enquanto opcional Pacote de Design Offroad aumenta a altura ao solo em até 30 mm para maior à vontade nos pisos mais exigentes. Adicionalmente, “Modo Gravel”, também de série, incrementa a capacidade para o novo modelo circular sobre caminhos de terra batida. “Durante o desenvolvimento do Cross Turismo, claro que utilizámos a experiência obtida com o Taycan. O maior desafio foi combinar os requisitos de caráter desportivo com as capacidades fora de estrada,” explicou o Vice President Model Line, Stefan Weckbach: “O Cross Turismo tem de ser capaz de apresentar uma elevada performance em circuito e também de lidar com cascalho, lama ou gravilha.”

Versatilidade é trunfo

A nova versão do Taycan confirma os principais elementos da berlina desportiva que lhe serve de base, como as prestações e dinâmica acima da média e a extensa autonomia. Caraterísticas que combina com novos trunfos para condução fora do asfalto. 

Mas, para além da imagem exclusiva, que junta as proteções das cavas das rodas, para-choques específicos e saias laterais (no Pacote de Design Offroad, aplicações exclusivas nos cantos dos para-choques e nas saias laterais), a Porsche também anuncia progressos no espaço para a cabeça dos passageiros dos lugares traseiros e maior capacidade para armazenamento de objetos na bagageira: mais quarenta e sete milímetros de espaço para a cabeça dos ocupantes do banco traseiro e mais 1.200 litros de capacidade de carga.

Também especificamente para o Taycan Cross Turismo, a Porsche desenvolveu um sistema de transporte capaz de transportar até três bicicletas na traseira, que se define como a referência em relação ao espaço de arrumação e manuseamento. Pode ser utilizado universalmente para diferentes tipos de bicicletas.

Uma das suas caraterísticas inovadoras é o facto de a porta da bagageira poder ser aberta mesmo quando o sistema de transporte está a ser utilizado (confira na galeria de fotos acima).

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Vídeos