Cupra Formentor mais potente chega aos 390 cv

Versão VZ5 do CUV espanhol tem o motor de 5 cilindros do Audi RS3 e modo “Drift” estreado no VW Golf R. A produção está limitada a 7.000 unidades.

Atualidade

Por Vitor M. da Silva 22-02-2021 13:46

Assinalando o 3º aniversário como marca independente por direito próprio, o Cupra Formentor VZ5 (VZ são as letras que encerram a palavra Veloz), dispõe de programa especial com modos de condução (Comfort, Sport, Individual, Offroad, Cupra e Drift), direção progressiva e sistema de tração integral 4Drive. Tecnologias ao serviço do dinamismo e das performances oferecidas pelo motor de 5 cilindros com 2,5 litros, acoplado à caixa de dupla embraiagem DSG, com comando 'quick shifting' das sete velocidades. Combinando sistema de injeção direta a gasolina e sobrealimentação, o CUV da Cupra anuncia 390 cv de potência linear entre as 5.700 rpm e 7.000 rpm, enquanto o binário máximo de 480 Nm fica disponível logo às 2,250 rpm, 'músculo' suficiente para garantir aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4.2 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 250km/h.

Na estética, capot específico com linhas esculpidas que encaminham o olhar para o símbolo da marca, metalizado e colocado na grelha pintada a negro e emoldurada em friso revestido no novo Preto Mate Sport. A grelha redesenhada do para-choques é outro apontamento da frente agressiva que conta com splitter em fibra de carbono para direcionar o ar para os intercoolers, melhorando o arrefecimento.

O VZ5 foi rebaixado 10 mm em relação ao Formentor VZ de 310 cv, dispondo de Controlo Adaptativo de Chassis (DCC) com 15 níveis de amortecimento assegura uma contínua resposta individual de cada roda de acordo com as condições de condução e o modo selecionado pelo condutor.

Na travagem, sistema da Akebono com seis êmbolos e discos de 18” alojadas nas jantes exclusivas CUPRA de 20”.

Imagem exclusiva

O perfil coupé do crossover de elevadas performances anuncia a potência colocada sob o capot, destacando também a dinâmica abrangente do veículo. Com o alargamento adicional dos guarda-lamas (para receber as vias de maiores dimensões) que recebem as jantes de liga leve maquinadas e cobreadas, de 20 polegadas, desenhadas exclusivamente para o VZ5, e acompanhadas pelos discos recortados e cobreados com 18” da Akebono. Mas também através da presença de elementos exclusivos como o difusor traseiro em fibra de carbono ou as ponteiras de escape quádruplas com diagonais cobreadas.

O VZ5 estreia a cor Cinzento Taiga, criada especialmente para esta edição limitada – também disponíveis o Preto Midnight, o Magnetic Tech Mate e o Azul Petrol Mate –, enquanto no interior o destaque vai para os bancos CUPBucket (disponíveis em azul petróleo e em pele preta) colocados em plano baixo, para maximização do espaço no habitáculo e posição de condução mais ergonómica e desportiva.

O painel de bordo é dominado pelo Digital Cockpit personalizável, sendo a peça central composta pelo ecrã tátil de infotainment com 12” que encerra a funcionalidade e a conectividade conveniente a todos os ocupantes, com a redução do número de botões. Nas tecnologias de conectividade, funcionalidade Full Link com Apple CarPlay e Android Auto sem utilização de cabos.

O Cupra Formentor VZ5 chegará ao mercado no último trimestre de 2021.

 

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 1

Izztupido
23-02-2021 07:56

Mais do mesmo. Os carros novos são todos iguais (e feios). Já não me recordo do último carro novo com linhas que me interessaram.

Atualidade