Porsche 911 GT3 chega aos 510 cv

Sétima geração do superdesportivo da marca de Estugarda chega a Portugal em maio, com preços a partir de 221.811 euros.

Atualidade

Por Vitor M. da Silva 16-02-2021 15:33

Desenvolvido com o cunho especial dos 'magos' da Porsche Motorsport, o 911 GT3 da geração 992 é automóvel ainda mais inspirado na competição, descendente direto de máquinas fora de série como é o 911 RSR, de que herda, por exemplo, a configuração do eixo dianteiro com triângulos sobrepostos, o muito avantajado difusor ou a sofisticada aerodinâmica com a asa traseira “pescoço de ganso”.

Mas há mais: Baseado no conjunto mecânico do 911 GT3 R, testado em provas de resistência, o motor boxer de seis cilindros e quatro litros com 510 cv (375 kW) é praticamente o 4.0 naturalmente aspirado usado no novo 911 GT3 Cup, adaptado aos circuitos como para a utilização diária.

Mais potente e rápido

Com mais 10 cv do que o desportivo que substitui no portefólio de supercarros da Porsche, o novo GT3 anuncia velocidade máxima de 320 km/h (318 km/h com PDK), cumprindo zero aos 100 km/h em 3,4 segundos.

Números espetaculares, a que se soma o registo histórico aferido Nürburgring Nordschleife, circuito referência para os todos os automóveis desportivos da Porsche, onde se tornou no primeiro modelo de produção em série com motor atmosférico a quebrar a marca dos sete minutos.

Lars Kern foi o piloto responsável por realizar volta completa de 20,8 quilómetros em notáveis 6:59.927 minutos; 6:55.2 minutos, no traçado mais curto.

Dieta rica em fibra

Mais largo, com jantes maiores e com mais técnica incorporada, o 992 GT3 conseguiu manter o peso do seu predecessor: 1418 kg com a caixa manual; mais 17 kg nas versões PDK. Deve-o à “dieta” à base de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), mas também à adoção de vidros mais ligeiros ou do sistema de escape desportivo mais ligeiro, que reduz o peso em não menos do que dez quilogramas!

ADN de pista

Os genes da competição estão também em cada detalhe do seu interior. Desde logo, na estreia do ecrã track: com um toque num botão, reduz os ecrãs digitais à esquerda e à direita do conta-rotações central, o qual alcança as 10.000 rotações por minuto, a informações como indicação da pressão dos pneus, pressão do óleo, temperatura do óleo, nível do depósito de combustível e temperatura do líquido de refrigeração. Novidade é também o indicador de passagem de caixa com barras coloridas à esquerda e à direita do conta-rotações e uma luz de passagem de caixa derivada do desporto automóvel.

Ainda no habitáculo, detalhes de equipamento como os mostradores do conta-rotações e do cronómetro Sport Chrono, os cintos de segurança e os frisos criam destaques elegantes na cor da carroçaria ou outra cor desejada. Até porque a personalização é cada vez mais aposta. A gama Porsche Exclusive Manufaktur está também disponível para o novo 911 GT3 e é complementada por opções específicas para o GT3, como o tejadilho com carbono exposto, capas dos espelhos retrovisores em carbono, faróis LED Matrix, entre outros.  

 

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade