Hyundai apresenta veículo autónomo para missões impossíveis

Projetado para explorar terrenos remotos e inacessíveis, para o transporte de cargas ou a vigilância em locais não adequados para humanos, o TIGER é o segundo UMV (Ultimate Mobility Vehicle) do Hyundai Group, o primeiro desenhado para ser autónomo.

Vídeos

Por VM 10-02-2021 11:03

Com capacidade para transportar vários tipos de carga em terrenos de difícil acesso, o TIGER, acrónimo de Transforming Intelligent Ground Excursion Robot, está a ser desenvolvido pelo New Horizons Studio, sediado em Mountain View, na Califórnia. Estabelecido no final do ano passado para desenvolver UMV’s, com base na liderança em pesquisa e inovação de Silicon Valley.

“Veículos como o TIGER e as tecnologias que os sustentam dão-nos a oportunidade de elevar a nossa imaginação”, afirmou Dr. John Suh, Diretor do New Horizons Studio. “Estamos constantemente a procurar formas de repensar o design e o desenvolvimento de veículos e de redefinir o futuro do transporte e da mobilidade”.

Pernas e/ou rodas

Tendo por base uma arquitetura de plataforma modular, os recursos deste robô incluem um sofisticado sistema de movimento de pernas e rodas, controlo direcional de 360 graus e uma vasta gama de sensores para observação remota. O TIGER também possibilita a ligação a veículos aéreos autónomos (UAVs), que podem recarregar e levar o TIGER a lugares inacessíveis.

O grande compartimento de carga disponível no TIGER faz com que possa transportar mercadorias para entrega ou ser destacado para situações de emergência. A articulação da perna permite ao TIGER enfrentar uma diversidade de situações extremas, enquanto mantém a carga mais nivelada quando comparado com um veículo comum.

Com as pernas retraídas, o TIGER desloca-se como um veículo com tração integral estando no seu modo mais eficiente, porque move-se com uma tração contínua. Quando o veículo fica preso ou necessita de se deslocar num terreno difícil ou intransitável para as rodas, tira partido da sua capacidade de caminhar para se mover com maior facilidade nesse mesmo terreno. Este foi um recurso implementado no Hyundai Elevate, o primeiro concept UMV com pernas móveis do Hyundai Motor Group, revelado no Consumer Electronic Show.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Vídeos