Telemóvel já substitui carta de condução

A partir de agora, a carta de condução e os documentos do carro já podem andar no seu smartphone.

Atualidade

Por Auto Foco 13-01-2021 13:03

Com a entrada em vigor do novo conjunto de alterações ao Código da Estrada, a versão digital da carta de condução passa a ter validade legal, dispensando-se a apresentação do documento físico. O mesmo acontecendo com a ficha da inspeção, a carta verde e o registo de propriedade do carro.

Para o efeito precisa de instalar a id.gov.pt no telemóvel, onde irá guardar a documentação em formato digital. O utilizador deve ter a Chave Móvel Digital (CMD) ativa, que é necessária para aceder às várias funcionalidades da plataforma, incluindo a escolha dos cartões que pretende adicionar.

Feita a seleção, é pedida a autenticação através da CMD, para que lhe seja devolvida uma senha por SMS. Colocando esta senha, todos os dados são guardados na ‘app’ em segundos.

A partir deste momento, sempre que necessitar de apresentar a carta de condução ou qualquer outro documento do carro, basta aceder à aplicação no seu smartphone, sendo a validação destes dados de identificação feita através de um validador de "QR code", disponível no menu, ou descarregando um PDF certificado.

Sempre que as autoridades não tenham à disposição meios eletrónicos para a leitura destes documentos ‘virtuais’ ou forma de comprovar a sua autenticidade, o condutor fica obrigado a deslocar-se a uma esquadra num prazo máximo de cinco dias para apresentar a documentação em papel.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 1

psgbenfica
13-01-2021 14:36

Sempre en primeiro,cobaias !

Atualidade