"Carta na hora" pode avançar este ano

Atualidade

Por Auto Foco 11-01-2021 15:54

À margem da apresentação do novo modelo de carta de condução na Imprensa Nacional Casa da Moeda, o presidente do Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), Eduardo Feio, referiu que o projeto “carta na hora”, incluído no programa Simplex, pode ficar disponível ainda este ano. O serviço está pensado principalmente para profissionais e para quem tenha perdido aquele documento.

"A pessoa vai ao balcão do IMT e assim como o passaporte, que hoje podemos obter no mesmo dia, podemos passar a ter uma carta 'na hora' que será essencialmente para profissionais ou para quem tenha perdido a sua carta consiga ter naquele dia a emissão" do documento, explicou aquele responsável.

Carta digital já arrancou

A Imprensa Nacional Casa da Moeda começou hoje a fabricar cartas de condução com o novo modelo, que inclui um código informático que a torna digital.

Jorge Delgado, Secretário de Estado das Infraestruturas, garante que o documento, com impressão holográfica e um código de barras bidimensional (QR Code), oferece mais garantias de segurança.

Em declarações à Lusa, Gonçalo Caseiro, presidente do conselho de administração da INCM, revelou um dos mecanismos de segurança utilizados: a impressão holográfica no canto inferior direito, que "consoante o ângulo em que se olha para carta, ora se vê a fotografia [do titular] ou o número da carta e este é um dos elementos de segurança que torna praticamente impossível" uma reprodução fiel.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade