VW Golf R com motor de 320 cv e programa especial para 'drift'

Com 2 litros de 320 cv associado a caixa de dupla embraiagem de sete velocidades e tração às quatro rodas, o novo R é o Golf mais potente já produzido em série pela marca alemã.

Atualidade

Por VM 20-11-2020 11:21

Diretamente para o topo da hierarquia de versões desportivas da nova geração do 'best-seller' alemão, depois das apresentações dos GTD, GTE, GTI e GTI Clubsport, a VW acaba de revelar o novo Golf R, com o mesmo motor turbo de 2.0 litros (EA888 evo4) e quatro cilindros dos GTI, mas desenvolvido tecnicamente (a distribuição dispõe de sistema abertura de válvula variável, a dupla árvore de cames foi otimizada e os gases de escape são refrigerados a água, antes de serem conduzidas ao turbo, instalado junto à cabeça dos cilindros), para debitar expressivos 320 cv de potência e binário máximo de 420 Nm, disponível entre as 2100 rpm e as 5350 rpm.

Números que o tornam no Golf mais potente produzido em série pela VW, capaz de cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,7s, 0,2s mais rápido do que o antecessor. A velocidade máxima está eletronicamente limitada a 250 km/h; como o Pack R-Performance o novo Golf R atinge 270 km/h. 

Compêndio tecnológico

Mais baixo 20 mm do que as versões básicas do Golf, e 5 mm mais perto do asfalto do que os GTI, com molas e barras estabilizadoras 10% mais firmes e camber negativo aumentado, o Golf R incorpora as mais avançadas tecnologias à disposição no banco de órgãos do construtor alemão para otimização da dinâmica, incluindo sistema de tração integral permanente, recorrendo ao conhecido dispositivo Haldex 4Motion de última geração, em combinação com os sistemas de vectorização de binário da marca (o R Performance Torque Vectoring pode enviar até 100% do binário para uma roda), suspensões adaptativas e o bloqueio eletrónico do diferencial.

De série, quatro programas de condução: Comfort, Sport, Race e Individual. A que se somam dois perfis especiais Special e Drift, com o pack R-Performance.

O modo Comfort suaviza o carater mais ‘racing’ do modelo para utilização quotidiana, enquanto o Sport intervém nas afinações das ligações ao solo, tornando-as mais firmes, para redução dos movimentos laterais da carroçaria, com otimização da tração para controlar o efeito de subviragem nas passagens rápidas em curva.

O perfil Race foi desenvolvido pelo gabinete desportivo da VW, agindo também sobre o escalonamento da transmissão, na direção, bem como no funcionamento do R-Performance Torque Vectoring.

Nos dois programas especiais, conceitos distintos: o Special foi pensado exclusivamente para tempos-canhão no Nürburgring Nordschleife, com a afinação mais desportiva possível; o modo Drift, el Golf R otimiza o funcionamento das ajudas eletrónicas à condução para manobras que desafiam as leis da Física…

A ‘indumentária’ desportiva R contribui para diferenciar esta versão de topo de gama da restante linha do Golf, com a dianteira a apresentar um design exclusivo da grelha e entradas de ar de maiores dimensões.Na traseira uma asa  avantajada no extremo do tejadilho e um difusor de quatro aletas na seção inferior, com recortes em cada um dos lados da carroçaria para as proeminentes saídas de escape quádruplas. As jantes em liga leve de 18'' com desenho exclusivo, as pinças de travão em azul e os emblemas R completarão o visual.

 Por dentro, os bancos dianteiros beneficiarão de reforços adicionais, haverá diversas opções de revestimentos exclusivas, além de menus dedicados para o painel de instrumentos digital e sistema de infoentretenimento.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade