Primeiro carro voador ganha certificação para vias públicas europeias

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Por Auto Foco 31-10-2020 18:03

O PAL-V Liberty, o primeiro carro voador ‘autoproclamado’ do mundo, recebeu aprovação para a sua utilização em vias públicas na Europa.

O Liberty passou nos rigorosos testes rodoviários europeus e agora é permitida a sua circulação em estradas públicas, mediante uma matrícula específica. A obtenção desta homologação pela empresa holandesa representa o culminar de um rigoroso e extenso programa de testes de condução realizados em pista desde fevereiro de 2020.

Depois de circular em circuitos ovais de alta velocidade, submeter-se a testes de travagem e de emissões de gases poluentes, e de poluição sonora, o PAL-V Liberty está aprovado, o que significa que o carro voador está mais perto de obter a certificação para a sua função primordial - voar.

Desde 2015, o projeto do PAL-V Liberty tem passado pela certificação de aviação da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA), com finalização prevista para 2022. O Liberty beneficia da experiência de certificação acumulada no programa de teste de voo com o modelo anterior, o PAL-V 1.

Antes que as 150 horas finais de teste de voo possam concluir-se, mais de 1200 relatórios de teste também necessitam de ser terminados. Depois disso, a empresa poderá iniciar as entregas aos clientes. Nos próximos meses, no entanto, o Liberty passará por testes de fiabilidade em estradas públicas por toda a Europa.

“Há muitos anos que cooperamos com as autoridades rodoviárias para atingir este objetivo. A empolgação que sentimos é enorme”, disse Mike Stekelenburg, responsável da PAL-V. “Foi muito desafiador fazer uma ‘aeronave’ passar em todos os testes de admissão em estrada. Para fazer-se um carro voador com sucesso é necessário garantir que o projeto esteja em conformidade com os regulamentos aéreos e rodoviários”.

Hans Joore, o piloto de testes do PAL-V Liberty, descreveu a primeira saída em estradas públicas: “É muito suave e tem uma boa resposta à direção e com um peso de apenas 660 kg acelera muito bem. A experiência geral é como um carro desportivo. É uma sensação sensacional”.

PAL-V diz que as reservas estão “além das expectativas”, apesar do preço base de 400.000 euros que o fabricante pede pela versão Sport Edition do Liberty. Cerca de 80 por cento dos titulares de reservas são estreantes na aviação, e é por isso que alguns já começaram a treinar para tirarem licença de voo em planador e ultraleve na PAL-V FlyDrive Academy, refere a empresa.

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