Across é novo SUV da Suzuki com ‘genes’ Toyota

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Por VM 06-07-2020 20:04

O primeiro fruto conhecido da parceria recente entre Suzuki e Toyota chama-se Across e vai competir no segmento da moda, ao lado de referências como o Mazda CX-5 ou Honda CR-V.

Sobre a base técnica do RAV4, o Suzuki Across aproveita as melhores caraterísticas do design futurista do SUV da Toyota, de que difere apenas pela secção dianteira, totalmente redesenhada, procurando a aproximação ao ar de família dos restantes elementos da gama.

A grelha dianteira de grandes dimensões é facilmente reconhecível, bem como a proteção inferior cromada. A assinatura luminosa fica a cargo de faróis LED com um projetor bi-LED (combinam luzes de médios e máximos) e luzes diurnas por LED DRL.

Disponível em seis cores exteriores (Branco Cristal Pérola, Prata Metalizado, Preto Mica, Vermelho Mica, Cinza Metalizado e Azul Dark Mica), o Suzuki Across dispõe de interior moderno e espaço para o transporte de cinco adultos em condições de conforto e sem apertos. A bagageira, com uma capacidade de 490 litros, está na média do segmento, destacando-se por apresentar úteis soluções de cariz funcional, como são as práticas tomadas elétricas de 220 V.

Entre os equipamentos de série, ecrã táctil de 9 polegadas, em posição destacada no painel de bordo e compatível com Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink, além de uma completa dotação de itens de segurança, incluindo os sistemas de pré-colisão (PCS), manutenção de trajetória (LTA), controlo de velocidade dinâmico (DRCC), reconhecimento de sinais de trânsito, detetor de ângulo morto e alerta de tráfico posterior. 

Híbrido ‘plug-in’ com tração total

O sistema híbrido que equipa o novo SUV da Suzuki é o mesmo módulo do Toyota RAV4, combinando o 2.5 litros Dynamic Force a gasolina com 185 cv e dois motores elétricos, um com 182 cv instalado à frente e ou outro no trem posterior, a debitar 54 cv. A transmissão é automática e do tipo e-CVT (variação contínua) com 6 relações (pré-definidas) e patilhas no volante para trocas manuais.

Como o RAV4 Plug-in também o Across está construído sob a plataforma Toyota GA-K, com benefícios dinâmicos adicionais alcançados através da localização da bateria do sistema híbrido por baixo do piso. A bateria de iões de lítio tem 18.1 kWh de capacidade, o suficiente para garantir até 70 km em modo 100% elétrico.

Nos restantes três modos de funcionamento, o motor térmico é chamado à ação sempre que se imprime condução mais vigorosa ou quando são detetadas perdas de tração. De série, sistema E-Four que permite variar a distribuição de binário entre os eixos de 100:0 ou até 20:80. A que se somam os préstimos do Modo Trail, para controlo automático do diferencial.

O fabricante não confirmou todos os dados na ficha técnica do seu novo SUV, faltando conhecer o valor exato da potência combinada do modo híbrido, bem como consumos e autonomia elétrica. De acordo com o fabricante o Across emite 22 g/km de CO2, segundo o ciclo WLTP.

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