Primeira atualização do Jaguar I-Pace

No SUV elétrico, sistema de carregamento das baterias otimizado e tecnologia de info-entretenimento nova

Atualidade

Por Auto Foco 25-06-2020 19:20

Na Jaguar, primeira atualização relevante do I-Pace, ‘Sport Utility Vehicle’ (SUV) 100% elétrico apresentado em 2019. Entre as novidades, programa de info-entretenimento mais intuitivo e rápido (Pivi Pro) e carregador que permite ganhar 53 km de autonomia por hora, dispondo-se de acesso a ponto de carga doméstico com 11 kW de potência. Em Portugal, edição-2021 disponível a partir de 81.787 €.

 

O essencial do I-Pace mantém-se, nomeadamente as duas máquinas elétricas (rendem 400 cv e 696 Nm) alimentadas por bateria de 90 kWh, capacidade que permite até 470 km de autonomia, de acordo com o ciclo de homologação WLTP. No entanto, a Jaguar equipou-o com tecnologias que facilitam o processo de adaptação a SUV que acelera a mudança de paradigma no automóvel, também por somar-lhe construção em alumínio e centro de gravidade baixo que beneficiam a dinâmica e o prazer de condução. Mantêm-se, também, as 'performances': 0-100 km/h em 4,8 s e velocidade máxima limitada a 200 km/h.

 

O sistema de informação e entretenimento Pivi Pro, novo, combina dois ecrãs táteis (10'' e 5'') é intuitivo, proativo e rápido como os ‘smartphones’ modernos e conta com navegação otimizada de acordo com as exigências e as necessidades dos utilizadores de elétricos, com apresentação de todos os pontos de carregamento disponíveis no percurso, somando-lhes informações sobre custos e tempos associados ao carregamento da bateria. O painel de instrumentos digital tem 12,3''. O pacote tecnológico inclui Apple CarPlay, Bluetooth, superfície para carregamento por indução de telemóveis e, ainda, câmara Surround 3D que proporciona uma vista panorâmica de 360º do automóvel.

 

Complementarmente, no I-Pace novo, entre os equipamentos de série, carregador de bordo com 11 kW. Assim, possibilidade de acesso a tomadas trifásicas para recarregamento doméstico mais rápidos – ‘recuperam-se’ até 53 km de autonomia por hora, dispondo-se de uma ligação a um carregador de parede ou uma ‘Wallbox’. Com os mesmos equipamentos, 0 a 100% de carga em 9 horas. E a rapidez da operação também aumenta contando-se só com um terminal monofásico de 7 kW, que permite ‘recuperar’ até 35 km/hora e de 0 a 100% em menos de 13 horas… Em viagem, num carregador de 50 kW, 63 km em 15 minutos e, num de 100 kW, 125 km no mesmo período temporal.

 

A Jaguar também beneficiou o bem-estar a bordo do I-Pace, equipando o SUV com um sistema de ionização do ar no habitáculo – inclui filtro que retém partículas ultrafinas e alérgenos. Complementarmente, renovaram-se a paleta de cores para a carroçaria e os desenhos das jantes de liga leve. O I-Pace tem sistemas de informação e entretenimento ou monitorização e recarregamento das baterias preparados para atualizações remotas, o que garante a introdução de evoluções no desempenho do automóvel.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade