Ford Focus EcoBoost Hybrid: eletrificação poupa até 17% de combustível

Atualidade

Por Auto Foco 23-06-2020 13:27

A Ford confirmou a introdução da tecnologia ‘mild-hybrid’ nas mecânicas de 3 cilindros e 1 litro a gasolina do Focus. O sistema com rede elétrica complementar de 48V é proposto em combinação com o 1.0 EcoBoost. Na versão de topo, consegue-se aumento na potência do motor para 155 cv com uma diminuição de 17% no consumo médio de combustível, na comparação com o 1.5 EcoBoost de 150 cv, que ‘sai de cena’!

 

Em simultâneo com as mecânicas eletrificadas, o Focus ganha instrumentação nova, com a adoção de painel digital de 12,3’’, a cores, além de tecnologias de conetividade modernas. Adicionalmente, introdução da versão Connected com carregamento sem fios (‘wireless’) de ‘smartphones’ e navegação associada ao SYNC 3 ativado por voz e baseado em ecrã tátil de 8’’ no centro do ‘tablier’.

A tecnologia EcoBoost Hybrid, que também está disponível numa variante com 125 cv, integra alternador com sistema de arranque/gerador por correia (BISG) que recupera energia durante as desacelerações e travagens. O armazenamento faz-se em baterias de iões de lítio, de pequena capacidade, sob o banco do passageiro dianteiro.

 

O BISG também atua como motor, que opera de forma combinada como a mecânica a gasolina (o sistema é comandado de forma eletrónica e regulado em permanência de acordo com as características da condução). As ‘reservas’ de energia utilizam-se como suplementos de binário (máximo de 24 Nm) nas acelerações e alimentam os sistemas elétricos auxiliares. Reduzindo-se o esforço do 1.0 EcoBoost, o consumo médio diminui para 5,1 l/100 km, registo que corresponde a 115 g/km de emissões de CO2, de acordo com o protocolo de homologação WTLP.

 

Finalmente, as mecânicas EcoBoost Hybrid do Focus também integram tecnologia de desativação de cilindro que melhora, ainda mais, a eficiência. O sistema, desativa-o e ativo-o em 14 milissegundos, sem prejuízo da ‘performance’, sempre que a condução não exige a capacidade total do motor.

 

Na gama nova do Focus, além dos dois EcoBoost Hybrid, que substituem os EcoBoost convencionais (1.0 e 1.5), dois Diesel: 1.5 EcoBlue com 120 cv e 2.0 EcoBlue com 150 cv. No catálogo, berlina compacta de 5 portas e carrinha (SW) com os níveis Titanium, ST-Line e Vignale. Somam-se-lhes o novo Connected e o Active de inspiração SUV.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade