Holanda sem Grande Prémio em 2020

Fórmula 1

Por José Caetano 28-05-2020 13:28

É oficial: o regresso do Grande Prémio da Holanda, originalmente planeado para 3 de maio, no Circuito de Zandvoort, que recebeu obras de modernização que obrigaram a investimento multimilionário, não integrará o calendário do Mundial de 2020, que continua por anunciar, garantindo-se, todavia, que o regresso da Fórmula 1 aos Países Baixos, onde não compete desde 1985, acontecerá em 2021.

 

Os Países Baixos adotaram pacote de medidas para combate à pandemia da COVID-19 que limitam muito a organização de todos os tipos de eventos e a organização da corrida nunca demonstrou disponibilidade para organizar o Grande Prémio sem espectadores, à porta fechada. «Estamos completamente preparados para receber a prova, mas queremos celebrar o regresso ao calendário com os nossos fãs, depois de 35 anos sem Fórmula 1 no país», disse Jan Lammers, o ex-piloto à frente da comissão organizadora. Os bilhetes comprados para 2020 são válidos para 2021.

 

Até ao momento, cancelaram-se apenas quatro dos 22 Grandes Prémios planeados para 2021, ano que contaria com número recorde de corridas (22): Austrália, França, Mónaco e Holanda. Os demais foram só suspensos e negoceiam datas novas. O calendário conhecer-se-á nas próximas semanas e, garantem-no, fontes da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e da Formula One Management (FOM), subsidiária da Liberty Media responsável pela promoção do Campeonato do Mundo, contará com duas corridas em Silverstone, na Grã-Bretanha, se as autoridades britânicas aliviarem as medidas de controlo da pandemia, nomeadamente acabando com a obrigação de 14 dias de quarentena imposta a todos os viajantes.

 

De acordo com as mesmas fontes, o calendário da etapa europeia do campeonato com anúncio oficial previsto para 1 de junho contará com as seguintes corridas, todas realizadas à porta fechada:

5 de julho: Áustria 1 (Red Bull Ring)

12 de julho: Áustria 2 (Red Bull Ring)

19 de julho: Hungria (Hungaroring)

2 de agosto: Grã-Bretanha (Silverstone)

9 de agosto: Grã-Bretanha (Silverstone)

16 de agosto: Espanha (Catalunha-Barcelona)

30 de agosto: Bélgica (Spa-Francorchamps)

6 de setembro: Itália (Monza)

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Fórmula 1