BMW atualiza Série 5 e Série 5 Touring

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Por Auto Foco 27-05-2020 16:00

No final de julho, edição nova dos BMW Série 5 e Série 5 Touring. Nesta atualização da 7.ª geração do concorrente de Audi A6 e Mercedes-Benz Classe E no segmento médio-superior (E), progridem em todos os campos, do desenho da carroçaria à apresentação do interior, dos recursos técnicos e tecnológicos às motorizações.

 

Visualmente, a edição-2020 do Série 5 distingue-se da apresentada em 2016. Entre os elementos diferenciadores, grelha de maiores dimensões e faróis novos na dianteira e farolins redesenhados na traseira. Como complemento, jantes mais modernas, de 18’’ a 20’’, de série ou em opção, dependendo da versão. No interior, a marca de Munique ‘acelera’ a digitalização do automóvel, combinando o ecrã da instrumentação (admite personalização e muda de apresentação em função do programa de condução ativo…) com o monitor do sistema multimédia, que tem 12,3’’ no modelo de topo. Também há comandos novos na consola central e no volante.

 

Na gama de motores, mais novidades, com a disponibilidade de duas versões híbridas recarregamento externo das baterias (Plug-In): 530e e 545e. Na primeira, com 292 cv, possibilidade de tração dianteira ou quatro rodas motrizes. Na segunda, com 394 cv, o sistema xDrive é de série. Para o 530e, a BMW anuncia 53 a 56 km de autonomia para o modo de condução totalmente elétrico, que permite acelerar, moderadamente, até 140 km/h. Para o 545e, que tem a mesma limitação de velocidade no programa ‘EV’, a autonomia prometida é de 54 a 57 km. Nos dois casos, disponibilidade da direção ativa integral (quatro rodas direcionais). De série, em todos os modelos, caixa automática de 8 velocidades (Steptronic).

 

No desenvolvimento da edição-2020 do Série 5, os engenheiros da BMW trabalharam na otimização das mecânicas, para diminuírem consumos e gases de escape, mas sem penalizarem as ‘performances’, facto que beliscaria a dinâmica e a imagem desportivas dos automóveis da marca da hélice… Nos motores a gasolina, mudanças na pressão do sistema de injeção. As potências mantêm-se, exceto no 540i, que perde 7 cv (ou 333 cv em vez de 340 cv). Já nas unidades a gasóleo, existem novidades na sobrealimentação e duas versões mais potentes: 530d com 286 cv (+21 cv) e 540d xDrive com 340 cv (+20 cv). O topo de gama M550d ‘sai de cena’.

 

Os Série 5 novos dispõem de sistema híbrido do tipo MHEV (como todas as regras têm exceções, esta tecnologia não está disponível no M550i xDrive). A tecnologia baseia-se numa rede elétrica complementar de 48V e inclui máquina elétrica com 11 cv que atua como motor ou gerador. Na primeira situação, apoia a mecânica de combustão interna para melhorar a reação ao pedal do acelerador nas acelerações e nas recuperações. Na segunda, recupera energia durante as desacelerações e as travagens, que armazena na bateria de iões de lítio, de pequena capacidade. A tecnologia ativa mais precocemente o funcionamento do Start/Stop, atuação que também beneficia a eficiência.

 

No equipamento, pacote M Sport com elementos decorativos e funcionais (melhoram o desempenho aerodinâmico, por exemplo), que pode combinar-se com jantes de 20’’ (‘Air Performance’) – anuncia-se mesmo uma série especial M Sport Edition limitada a 1000 exemplares! Os Série 5-2020 tem luzes LED para todas as funções do sistema de iluminação (sistema adaptativo e tecnologia laser são opcionais).

 

Todos os sistemas multimédia são compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. Na versão de topo, monitor de 12,3’’ no centro do painel de bordo. O sistema operativo é o BMW 7.0 estreado pelos alemães no X5… Entre as capacidades, a navegação baseia-se numa ‘nuvem’, recurso que melhora a rapidez de acesso a informações, incluindo as de trânsito. Esta tecnologia admite atualizações remotas das assistências à condução e dos serviços disponibilizados digitalmente, além de integrar o assistente pessoal de voz da marca de Munique. E, assim, através de instruções vocais, ativam-se e desativam-se muitas funções do automóvel.

 

Versão

Potência

Tecnologia MHEV (48V)

Tração

Gasolina 

520i

184 cv

Sim

Traseira

530i

252 cv

Sim

Traseira

530i xDrive

252 cv

Sim

Integral permanente

540i

333 cv

Sim

Traseira

540i xDrive

333 cv

Sim

Integral permanente

M550i xDrive

530 cv

Não

Integral permanente

Gasóleo

520d 

190 cv

Sim

Traseira

520d xDrive

190 cv

Sim

Integral permanente

530d

286 cv

Sim

Traseira

530d xDrive

286 cv

Sim

Integral permanente

540d xDrive

340 cv

Sim

Integral permanente

Híbrido Plug-In

530e

292 cv

-

Traseira

530e xDrive

292 cv

-

Integral permanente

545e xDrive*

394 cv

-

Integral permanente

*Lançamento planeado apenas para novembro de 2021
 

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