Mercedes-AMG A 45, Audi RS3, VW Golf R e BMW M2 Competition numa 'drag race'

Vídeos

Por Auto Foco 17-02-2020 20:28

Não são todos os dias que se podem juntar, para teste, o Mercedes-AMG A 45 S, o Audi RS3, o VW Golf R e o BMW M2 Competition, quatro dos melhores desportivos compactos da atualidade. E por isso, para os responsáveis do site Carwow, não seriam as más condições climatéricas que deixaram o piso da pista de aeródromo molhada que impediram a feitura de uma corrida em reta ('drag race').

Primeiramente, importa ressalvar que, enquanto o AMG A 45 S e o RS3 são concorrentes diretos no nível de potência, o Golf R e o M2 Competition não são. O VW compete num segmento abaixo do Mercedes e do Audi, mais alinhado, no débito do motor, com o Mercedes-AMG A 35 e o Audi S3. Já o BMW M2 Competition, é um desportivo diferente, por ter tração traseira – nos restantes, tração integral -, similar ao Toyota Supra, embora muito mais potente.

No papel, o Golf R está em desvantagem significativa para todos os outros, pois o motor de 4 cilindros, 2 litros, turbo, desenvolve ‘apenas’ 300 cv. Em comparação, o bloco com a mesma arquitetura e capacidade do A 45 S atinge 421 cv e o ‘cinco cilindros de 2,5 litros de cilindrada do RS3 chega aos 400 cv. Por fim, do ‘seis cilindros’ de 3 litros do BMW M2 Competition saem 410 cv.

Na corrida de arranque, não surpreende as maiores dificuldades do M2 em meter a potência no chão devido ao piso molhado, e o Golf com a falta desta última. Desde logo, não espantará que Mercedes e Audi tivessem sido os mais rápidos no teste, nestas condições, ocupando a primeira e a segunda posições, respetivamente.

Todavia, no final o BMW – ou melhor, o seu condutor – decide vingar-se e exibir-se numa manobra em que o M2 Competition, não dá hipóteses aos demais, o ‘drift’.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Vídeos