Carismática personalidade da indústria automóvel americana 'duvida' da Tesla

Atualidade

Por Auto Foco 17-02-2020 17:22

O ex-executivo da General Motors (GM), Ford e Chrysler, Bob Lutz, diz não entender por que as ações da Tesla dispararam mais de 250% nos últimos seis meses.

Durante uma recente aparição no podcast da BBC Business Daily, Lutz, carismática personalidade da indústria automóvel norte-americana, afirmou que “as mentes mais brilhantes de Wall Street também não conseguem saber a razão” dessa subida vertiginosa em tão pouco tempo, referindo que “é um fenómeno do foro da psicologia”.

"Conversei com as pessoas da Goldman Sachs, que geralmente são os maiores especialistas do mundo em explicar os preços das ações, e são elas que me perguntam se tenho alguma ideia do que está a acontecer com as ações da Tesla", revela Lutz

"Ninguém pode explicar isso, porque está demasiado além de qualquer retorno que um acionista poderia desejar".

Com um valor de mercado de 145 mil milhões de dólares (cerca de 134 mil milhões de euros), a Tesla agora vale mais do que a Ford, Chrysler e GM juntas, e ultrapassando ainda a Volkswagen.

"É motivado puramente pela psicologia ou quase por uma psicose em massa", acrescentou Lutz, que considera que não vai durar. "Em última análise, o preço das ações corresponde à realidade financeira da empresa, e esse dia chegará."

Lutz não perdeu a oportunidade de lançar uma farpa aos veículos elétricos, dizendo que a mudança dos automóveis ditos convencionais para os BEV é "uma espécie de ficção" e que a “procura global pela eletrificação é amplamente alimentada por subsídios dos governos”.

Todavia, o carismático ex-executivo da indústria automóvel norte-americana elogiou os produtos da Tesla. "Não há nada de errado com os carros. Tem uns dos sedãs premium com melhor condução, desempenho e imagem do mundo”.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade