Limpeza de filtro liberta até 1000 vezes mais partículas

Atualidade

Por Auto Foco 13-01-2020 18:00

Os novos automóveis com motor Diesel emitem até mil vezes partículas durante o processo de regeneração/limpeza automática dos filtros. Esta foi a conclusão de um estudo da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (FETA), que analisou dois dos modelos automóveis mais vendidos na Europa, o Opel Astra e o Nissan Qashqai.

A associação ambientalista ZERO - que faz parte da FETA -, afirmou, em comunicado, que os testes “realizados por laboratórios independentes" mostraram que os dois veículos referidos, com motor Diesel, apresentaram valores “entre 32% e 115% acima do limite legal de partículas” aquando da regeneração dos respetivos filtros de partículas.

"De uma forma geral, as partículas inaláveis podem aumentar significativamente o risco de doenças cardiorrespiratórias. Mais de 45 milhões de veículos contêm estes filtros de partículas na Europa, o que representa um total de 1,3 mil milhões de limpezas ("regenerações") por ano. Em Portugal, os cerca de 775 mil veículos a gasóleo equipados com filtros de partículas efetuarão, por estimativa, 23 milhões de limpezas por ano", refere a associação ambientalista.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade