VW garante que problemas de 'software' no ID3 não afetam início de vendas

Atualidade

Por Auto Foco 13-01-2020 15:32

A Volkswagen disse que os problemas de software que afetaram o lançamento do novo Golf agora também são um "desafio" para o compacto elétrico ID3, cuja estreia no mercado está prevista para o próximo verão.

A revista de economia alemã Magazin informou, no mês passado, que o referido contratempo poderia ter como consequência que mais de 20.000 unidades do ID3 seriam produzidas sem o pacote de software completo, exigindo que equipas de engenheiros corrigissem manualmente o problema após a produção, a um custo adicional para o cliente.

"Conceber uma nova arquitetura com uma eletrónica poderosa é um desafio que pode levar a dificuldades ou atrasos, como os que estamos a enfrentar", disse um porta-voz da VW. "No entanto, o plano de lançamento do ID3 permanece como o estabelecido: o lançamento do mercado está programado para o verão de 2020".

A última geração do Golf, cuja comercialização foi adiada alguns meses – para meados deste primeiro trimestre -, contém cerca de 100 milhões de linhas de código, sendo que um quinto deste número está no sistema de infoentretenimento. A VW esclarece que um automóvel construído em 2010 tinha um décimo da complexidade da eletrónica.

O diretor executivo do Grupo VW, Herbert Diess, afirma que precisará da disponibilidade total do ID3 desde o lançamento, para garantir que as novas e mais rigorosas metas de emissões na Europa – média da frota de automóveis de cada fabricante - possam ser cumpridas, sem ter de pagar centenas de milhões de euros de multas pelo seu incumprimento.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade