Competição 'injeta' 20 km de autonomia ao Jaguar I-Pace

Atualidade

Por Auto Foco 09-12-2019 14:57

A Jaguar anunciou uma atualização de 'software' que permite aumentar a autonomia do 'crossover' elétrico I-Pace em 20 quilómetros.

O fabricante britânico recorreu ao conhecimento técnico adquirido através do seu investimento na competição automóvel monomarca I-Pace eTrophy para ‘desbloquear’ até 20 km adicionais de autonomia com uma carga total da bateria de 90 kWh. Graças à otimização da gestão do fluxo energético da bateria, dos sistemas térmicos e do sistema de tração integral, os engenheiros da Jaguar aumentaram a eficiência da motorização 100% elétrica do crossover.

A atualização, gratuita, do 'software' pode ser ativada nos concessionários da Jaguar e também permitirá a funcionalidade SOTA (Software Over The Air). Ao receber o software mais recente, mais módulos eletrónicos do i-Pace receberão atualizações por via remota.

O referido adicional à autonomia representa cerca de 8% do total de 470 km que está homologada em ciclo WLTP, embora esta mantenha ‘oficialmente’ sem alterações.

Alterações adicionais derivadas do I-Pace eTrophy incluem maior eficiência no modo de condução Eco, por alterações na distribuição de binário e aperfeiçoamentos no controlo de gestão térmica. Além disso, as atualizações permitem que a bateria funcione num estado de carga mais baixo do que anteriormente, sem afetar a durabilidade ou o desempenho do componente.

Além dos ensinamentos apreendidos no eTrophy, a Jaguar também fez algumas alterações decorrentes da análise de dados da utilização quotidiana no crossover, e que incluem o aumento da recuperação de energia da travagem a velocidades mais baixas e um algoritmo de cálculo preditivo da autonomia mais preciso.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 1

ComePita
09-12-2019 20:37

Qual consegue andar 480km com este carro. Continua a aldrabices dia uma nos carros eléctricos. Vai vir um dia em que um consumidor põe os construtores em tribunal e ganha. A partir daí, começam a falar a verdade.

Atualidade