O automóvel que comunica com os semáforos está a chegar

Atualidade

Por Auto Foco 29-11-2019 17:57

Um projeto da Seat, da Direção Geral de Tráfego, da Câmara Municipal de Barcelona e da ETRA (Electronic Trafic) conecta automóveis com semáforos e painéis informativos através da plataforma DGT 3.0.

O projeto permite ainda que informações sobre incidentes na estrada cheguem diretamente ao veículo sem a necessidade de painéis informativos. O automóvel e a infraestrutura, unidos através da cloud mediante tecnologia celular com tempos de latência de 300 milissegundos.

Como funciona? Quando um automóvel se aproxima do semáforo, o sistema calcula a distância e a velocidade da viatura, e um alerta aparece no ecrã mostrando se o condutor vai encontrá-lo vermelho, verde ou amarelo. Uma observação de segurança importante é que ele apenas funciona se a viatura estiver dentro do limite de velocidade. Caso contrário, o sistema não emite o sinal.

“O sistema fica bloqueado se o limite de velocidade não for respeitado, o que é muito importante para a segurança rodoviária. O objetivo é ser uma ferramenta de auxílio que permita uma condução mais uniforme", assegura Manuel Valdés, Chefe de Mobilidade e Infraestruturas da Câmara Municipal de Barcelona.

O veículo utilizado nesta prova piloto incorpora a tecnologia que permite a conexão com o meio envolvente e aceder às informações da Direção Geral de Tráfego (DGT) armazenadas na cloud. Graças a isso, o condutor consegue saber em tempo real o que encontrará no caminho.

“Neste projeto, os novos modelos de automóveis conectados da Seat recebem informação de trânsito em tempo real que está armazenada na nuvem central da DGT, incluindo os painéis informativos das estradas ou o estado dos semáforos nas cidades", refere Jordi Caus, Chefe de Mobilidade Urbana da Seat.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade