VW ID.3 'comunica' com o condutor através de cores

Atualidade

Por Auto Foco 09-10-2019 21:25

O Volkswagen ID.3, berlina compacta elétrica que é o primeiro modelo de uma inédita gama de automóveis deste construtor alemão alimentados exclusivamente por bateria, estreia uma inovadora tecnologia de iluminação, denominada de ID. Light Concept. Segundo a VW, “o conceito de iluminação inteligente no interior do ID.3 apoia o condutor visualmente e torna a sua interação com o veículo mais emocional”.

Uma faixa de LED, que atravessa o painel de bordo, alterando de cor de acordo com cada funcionalidade em operação, informa o condutor, por exemplo, que o sistema de tração entra em ação ou que as portas estão destrancadas. Mas não só. Alerta igualmente o condutor sobre o funcionamento dos sistemas de assistência e de navegação. Em ligação a este último, o ID. Light Concept tenta reduzir o stresse do condutor durante a circulação em trajetos com trânsito congestionado.

“O ID. Light Concept funciona intuitivamente usando cores conhecidas”, explica Valentina Wilhelm, designer de sistema de bordo da Volkswagen. “Por exemplo, quando a bateria tem bastante carga há luz verde, enquanto um aviso de perigo, como o do assistente de travagem de emergência, é indicado por luz vermelha.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade