Os motores atmosféricos estão a perder para os sobrealimentados, mais eficientes e de menor cilindrada...

De qualquer modo, os motores atmosféricos ainda alimentam alguns dos desportivos e supercarros mais rápidos e fascinantes. Ainda há um grupo de entusiastas obstinados que aderem à doce e viciante assistência sem bateria e à aspiração natural. Além disso, nada supera a sonoridade natural dos motores atmosféricos.
Ferrari 812 Superfast
O 812 Superfast comemora o 70.º aniversário da Ferrari e tem motor dianteiro longitudinal V12 6.5 litros de 800 cv às 8500 rpm e 718 Nm. É o Cavallino Rampante de produção em série mais potente da atualidade (o LaFerrari tem 963 cv, mas é híbrido e os motores são centrais). O motor F140 da Ferrari está no auge da tecnologia de alimentação atmosférica e tem uma sonoridade estonteante.
Lamborghini Aventador SVJ
A versão SVJ do Aventador é que tem as melhores performances do superdesportivo italiano e a sua produção está limitada a 900 unidades. O motor é o mesmo atmosférico V12 e 6,5 litros de todos os Aventador, mas otimizado para ter mais rendimento (entre outras evoluções, o coletor de admissão de titânio), debitando 770 cv. Enquanto no Aventador S e no SV, apenas 740 e 750 cv, respetivamente.
Lamborghini Huracán EVO
O Lamborghini Huracán EVO é o recente substituto do Huracán LP610-4. O motor é o mesmo do Performante, um V10 de 5,2 litros com 640 cv a 8000 rpm e 600 Nm de binário a 6500 rpm. Esta mecânica está associada a uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades e a tração é integral. Uma mais-valia da dinâmica deste modelo consiste no seu sistema de eixo traseiro direcional.
Audi R8 V10 Performance
O motor V10 de 5,2 litros, agora com filtro de partículas no escape e acrescido de potência, na versão base debita 570 cv e no mais potente Performance produz 620 cv. Esta mecânica soberba desenvolvida pela Audi Sport é uma preciosidade entre os cada vez mais raros motores atmosféricos em superdesportivos, pelos regimes elevados a que pode funcionar (corte de injeção às 8750 rpm) e a sua sonoridade inebriante.
Aston Martin Vanquish S
O desportivo bilugar dispõe da versão mais poderosa do motor V12 atmosférico de 5935 cc do fabricante britânico, que debita 576 cv na versão base Vanquish e 605 cv no Vanquish S. O acréscimo de potência neste último é devido ao coletor de admissão de maior capacidade. O desempenho deste ostensivo motor é frenético, com vertiginosas subidas de regimes e acompanhado por um ruído estrondoso.
Ford Mustang GT
O Mustang EcoBoost e o Shelby GT500 utilizam a sobrealimentação, mas o GT com o V8 de 5.0 litros tem um extraordinário motor atmosférico, de 450 cv e 530 Nm (460 cv na edição Bullit). O motor do Mustang GT pode ser escolhido em combinação com uma caixa automática de 10 velocidades e o seu desempenho é tremendamente suave, poderoso a todos os regimes e emite um som fascinante.
Porsche 911 GT3
O Porsche 911 GT3, da geração 991, é um dos desportivos de topo mais conduzidos e pilotados do mundo e tem uma abordagem muitíssimo racing, devido à recolha de muitos ensinamentos do carro de competição GT3 Cup. O extraordinário motor 4.0 litros de 6 cilindros opostos debita 500 cv às 8250 rpm e 460 Nm de binário. O som do boxer é contagiante. Versão mais radical, GT3 RS, atinge 520 cv.
Lexus LC 500
Em Portugal, o Lexus LC 500 só está disponível com o motorização híbrida com V6, mas noutros mercados está equipado apenas com um V8 de 5.0 litros, um bloco que é considerado por muitos especialistas um dos melhores atmosféricos da indústria automóvel. Esta mecânica debita 477 cv às 7100 rpm e 540 Nm de binário máximo, impulsionando o coupé desportivo ao som de uma melodia... ruidora.