Aston Martin apresenta o Valhala, novo híbrido de 1000 cv

Atualidade

Por Auto Foco 20:56

Para finalizar a estreia do Valhalla na América do Norte no ‘The Quail, A Motorsports Gathering’, evento integrado na Monterey Car Week, nos Estados Unidos, a Aston Martin mostrou o novo hipercarro no circuito de Silverstone, no Reino Unido, ao lado do outro superdesportivo, o Valkyrie.

Aston Martin refere-se à unidade do Valhalla que esteve na pista britânica como um "concept dinâmico". Em outras palavras, ao contrário dos outros exemplares do modelo que se viram até agora, este realmente movimenta-se – e fá-lo rapidamente. Atrás do volante este Chris Goodwin, piloto de testes da Aston Martin.

Anteriormente conhecido como o AM-RB 003, o Valhalla é uma alternativa ‘civilizada’ ao seu ‘primo’ Valkyrie, mais focado na pista. Civilizado, mas não tanto: o Valhalla movimenta-se com a força de 1000 cv.

Como a maioria dos atuais e futuros hipercarros, o Valhalla tem motorização híbrida, que associa V6 com duplo turbo, acionando o eixo traseiro, e uma unidade elétrica no eixo dianteiro, propulsionando-o frente. Os detalhes ainda não foram confirmados pela Aston Martin, mas acredita-se que o mecanismo partilhe a arquitetura fundamental com o V12 de 5,2 litros da empresa.

O Valhalla é em grande parte baseado na tecnologia do Valkyrie, que fez sua estreia na pista em Silverstone durante o Grande Prémio de Inglaterra, em julho. Sobre este último, a Aston Martin adianta, com excesso de otimismo – ou não -, que faz tempos por volta similares aos Fórmula 1 e aos protótipos LMP1 do Campeonato Mundial de Resistência no circuito britânico.

O módulo híbrido do Valhala deverá ser ‘suficiente’ para acelerar de 0-100 km/h em 2,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 355 km/h. O preço de cada uma das 500 unidades previstas para a produção limitada deverá ultrapassar 1 milhão de euros.

O novo hipercarro da Aston Martin será apresentado na próxima edição da sequela cinematográfica de James Bond, prevista para abril de 2020.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade