Ao volante do fantástico primeiro Porsche da história

Vídeos

Por Auto Foco 13-08-2019 17:24

Um automóvel extraordinário em forma de disco voador vai a leilão na Semana do Automóvel de Monterey, nos Estados Unidos, no dia 15 de agosto. O facto de ter sido viatura particular de Ferdinand e Ferry Porsche aguçará desde logo a curiosidade sobre a sua ‘identidade’: é um Type 64 e é o pioneiro da história da Porsche, um dos automóveis mais importantes de sempre.

Ferdinand Porsche pretendia criar uma versão mais leve e mais rápida do KdF-Wagen, a primeira versão do VW Beetle e assim nasceu o Type 64, que recorria ao mesmo motor e suspensão do VW Type 1, mas com chassis e a carroçaria feitos sob medida.

Os painéis da carroçaria em alumínio foram rebitados recorrendo a tecnologia utilizada no fabrico de aeronaves da Primeira Guerra Mundial, enquanto o motor de 1 litro e quatro cilindros produzia 32 cv, o suficiente para levar o Type 64 a uma velocidade máxima de 141 km/h.

O Porsche Type 64 é considerado o elo perdido entre o Volkswagen Carocha e o Porsche 356 e foi originalmente desenvolvido para ralis em asfalto, mas atualmente é considerado um carro-laboratório, um concept dos tempos antigos, de ensaio para os automóveis que se seguiram.

Prevê-se que esse pedaço da história do automóvel atinja (ou supere até) a fasquia dos 10 milhões de dólares no referido leilão da RM Auction’s. Alguns dirão que não é um verdadeiro Porsche, outros discordarão, mas todos admitirão que se trata de um carro muitíssimo especial.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Vídeos