Este robô vai ter missão especial na maior fábrica da Fiat

Atualidade

Por Auto Foco 11-07-2019 20:15

A instalação do avançado robô Comau na fábrica da Fiat de Mirafiori, em Itália, assinalou a celebração do 80.º aniversário desta unidade de produção que é uma das maiores e mais históricas da indústria automóvel, e ainda o início da construção do novo Fiat 500 BEV, a versão elétrica do icónico modelo do construtor italiano.

Desde que iniciou atividade, a fábrica de Mirafiori produziu mais de 28,700 milhões veículos. Entre estes, estava o primeiro Fiat 500, cuja produção começou em 1957.

Atualmente, cerca de 20.000 pessoas trabalham no complexo de Turim (Mirafiori e Grugliasco), incluindo as que estão diretamente envolvidas no fabrico e atividades relacionadas, como projetação, design, vendas, serviços financeiros, peças e acessórios. Mirafiori é o maior complexo industrial da FCA no mundo. As atividades da FCA na Região do Piemonte incluem ainda mais 4000 empregados e cerca de 40.000 pessoas que trabalham para fornecedores.

As comemorações de hoje assinalam o início de um novo capítulo na história de Mirafiori: a plataforma que começou a ser instalada na fábrica destina-se especificamente a viaturas elétricas e a primeira aplicação será o Fiat 500 BEV.

Hoje foi instalado o primeiro robô e o resto da fábrica será reequipado nos próximos meses. O investimento total no projeto, incluindo design, desenvolvimento, engenharia e construção da linha de montagem, é de cerca de 700 milhões de euros. O início da produção está previsto para o segundo trimestre de 2020.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade