Faz-se história: Mini lança primeiro modelo elétrico

Atualidade

Por Auto Foco 09-07-2019 16:08

A Mini estreou o seu primeiro modelo totalmente elétrico, o Cooper SE, com motor de 184 cv (135 kW) e 270 Nm alimentado por bateria de iões de lítio, que permite ao veículo uma autonomia entre 235 e 270 km.

O Cooper SE é desde logo reconhecível como um Mini de 3 portas. No entanto, exibe elementos decorativos que denunciam a sua motorização livre de emissões. Além da porta do carregador (localizada acima da roda traseira direita), há um logótipo Mini Electric em alto relevo e inserções amarelas distintivas desta versão nos indicadores de mudança de direção, bem como na porta traseira e na grade frontal, que apresenta um contorno hexagonal.

Igualmente da cor identificadora do Mini Electric é uma barra decorativa transversal na grelha frontal (fechada) e nas capas dos retrovisores exteriores. Os faróis LED são de série e as jantes de liga leve de 17 polegadas com design assimétrico opcional.

O motor elétrico envia a potência exclusivamente para as rodas dianteiras através de uma transmissão automática de velocidade única único e diferencial integrado. A aceleração 0-100 km/h cumpre-se em 7,3 segundos e a velocidade máxima (limitada) é de 150 km/h.

O Mini Cooper SE emite um ruído distinto gerado através de um sistema de altifalantes, garantindo “uma presença acústica na estrada típica da Mini”, refere o fabricante britânico.

A bateria de 32,6 kWh pode ser carregada até 80% de sua capacidade total em duas horas e meia, usando o cabo de carregamento fornecido de série ou o cabo trifásico (para postos públicos). Para carregar a bateria a 100% demora-se três horas e meia, mas até 80%, numa estação de carregamento rápido, apenas 35 minutos.

Como a bateria está posicionada no fundo do piso do veículo, não restringe o espaço da bagageira, que mantém a capacidade do Mini de 3 portas.

O condutor pode escolher entre quatro modos diferentes de condução (Sport, MID, Green e Green+). No modo Sport, a direção é mais direta e o motor responde de forma mais espontânea. Os modos MID e Green são orientados para o conforto, enquanto o Green+ promove a máxima eficiência.

Em termos de tecnologia a bordo, há navegação de série (ecrã tátil de 6,5 polegadas de série e de 8,8’’ em opção), serviços conectados, aplicação Apple CarPlay, ecrã central de instrumentos eDrive, ar condicionado automático de duas zonas, travão de estacionamento elétrico e carregamento de smartphones por indução.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade