Novo Alpine A110S com 292 cv!

Atualidade

Por Auto Foco 14-06-2019 08:05

A Renault acrescenta a versão A110S à gama Alpine, onde já figuram A110 Pure e A110 Légende. Assumindo um posicionamento de topo na oferta, o A110S é um coupé extremamente leve, equipado com potente motor, afinação específica de chassis e elementos exclusivos de design.

Com um preço estimado em França de 66.500 €, o A110S já está disponível para encomenda, com a chegada dos primeiros exemplares aos Centros Alpine a estar prevista para o mês de outubro, sendo que as primeiras entregas deverão acontecer ainda antes do final do ano.

Há elementos específicos de design que diferenciam o A110S do resto da gama, como

as bandeiras nos pilares traseiros em fibra de carbono e laranja, a assinatura Alpine em preto na traseira, as pinças de travão em laranja e as jantes especiais específicas «GT Race».

No habitáculo, o pesponto laranja substitui a assinatura em pesponto azul que está presente nas outras versões do A110. Destaque, ainda, para o revestimento preto no teto, palas de sol e painéis das portas.

As bacquets pesam apenas 13,1 kg cada e são da marca Sabelt, enquanto o volante é revestido em couro e «Dinamica», com pesponto a assinalar o centro em laranja.

Os pedais e apoios de pé são em alumínio e existem diversos pormenores em fibra de carbono, bem como uma bandeira laranja em coerência com o exterior.

Os futuros proprietários do A110S poderão optar por ter o teto em fibra de carbono com acabamento gloss, o qual, que além do efeito estético, reduz o peso total do conjunto em 1,9 kg.

Da afinação da suspensão, à calibração do controlo de estabilidade, do composto da borracha dos pneus e construção dos mesmos, o chassis do A110S foi bastante modificado para oferecer uma experiência de condução intensa.

Na sua essência, o A110S recorre à mesma estrutura de alumínio, muito leve e compacta, já conhecida dos outros A110. Mas a configuração exclusiva do chassis confere à nova versão um desempenho dinâmico distinto. As novas molas helicoidais são mais duras em 50% e os amortecedores foram ajustados de acordo com esse endurecimento. As barras estabilizadoras – ocas para minimizar o peso – são 100% mais firmes.

A distância ao solo foi reduzida em 4 mm, de forma a otimizar o centro de gravidade, enquanto os amortecedores foram afinados para ainda melhor comportamento em curva.

Realce, também, para as novas jantes e pneus (215 mm no eixo dianteiro e 245 mm no traseiro).

Os travões Brembo com pinças de 320 mm e discos bi-matéria são de série neste Alpine A110S.

A potência do motor 1.8 Turbo (cuja pressão foi aumentada em 0.4 bar), subiu 40 cv relativamente às versões anteriores, o que torna o A110S no modelo mais potente e rápido da gama. Mantém-se a tração às rodas traseiras e a caixa de sete velocidades de dupla embraiagem Getrag.

Com 292 cavalos – e relação peso potência de 3,8 kg/cv, em oposição aos 4,3 kg/cv das restantes versões –, o Alpine A110S acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 s.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade