Pode ganhar-se dinheiro com SUV elétrico de 35.000 €?

Atualidade

Por Auto Foco 21-03-2019 15:17

Henrik Fisker, que projetou modelos célebres para a Aston Martin e a BMW, disse que terá um SUV elétrico de 40 mil dólares (pouco mais de 35.000 euros) em 2021, menos de um ano depois da prevista entrada em comercialização do SUV compacto da Tesla, o Model Y, revelado há alguns dias.

O anúncio do patrão da marca Fisker, que ajudou a criar o Aston Martin DB9 e o desenho do BMW Z8, causou alguma surpresa na indústria automóvel, porque não passou muito tempo desde que revelou planos para produzir um exclusivíssimo e caro desportivo elétrico.

Em entrevista por telefone, Fisker afirmou que tem “evoluído desde 2012”, quando lançou o agora descontinuado Karma de 100.000 dólares (e seu despojo, o Karma Revero). Depois da estreia em 2008 e do prolongado hiato até ao início da produção em 2011, a berlina híbrida-elétrica recebeu avaliações medianas e reclamações dos proprietários sobre fiabilidade e a dinâmica. As vendas foram inferiores a 1800 unidades nos Estados Unidos.

A Fisker Automotive entrou com pedido de insolvência em 2013, tendo o fabricante chinês de componentes para automóveis Wanxiang Group comprado os ativos remanescentes em 2014.

Henrik Fisker diz que "lições aprendidas" desde então indicam que é melhor vender um SUV mais versátil e mais acessível antes de passar para um sedã elegante.

"Desta vez, queríamos ir diretamente para um segmento de volume, onde podemos ter um negócio de longo prazo em que se pode realmente ganhar dinheiro", diz Henrik Fisker, referindo que, “embora os sedans provavelmente tenham atingido o pico, os utilitários desportivos continuam a ser o mercado que mais cresce no mundo”.

Estima-se que em 2022, mais de 65% das vendas de veículos novos serão SUV. "É um investimento nos pontos certos, não gastando centenas de milhões onde não precisamos. Agora, tenho essa experiência de lições aprendidas e descobri qual é a melhor maneira de fazer isso".

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade