Brembo reforça posição no Mundial de Superbikes

Sistemas de travagem ‘made in Italy’ equipam 80% das motos que iniciaram o campeonato na pista australiana de Phillip Island

Motos - Acessórios

Por Paulo Ribeiro 07-03-2019 18:10

Equipando 15 das 19 motos presentes à partida para o Mundial de Superbikes, a Brembo mantém posição predominante no campeonato disputado com as motos mais próximas de série, presente nas máquinas de 80 por cento dos pilotos que alinharão nas 13 corridas da temporada. Para a empresa líder mundial na produção de sistemas de travagem de elevada performance, oportunidade para reforçar história de sucesso iniciada em 1988, na primeira edição do Mundial, e que conta com triunfos em 710 corridas, 31 títulos de pilotos e 31 de marcas.

Para 2019, os engenheiros da Brembo ‘oferecem’ duas opções de discos de travão em aço, com 338,5 mm de diâmetro para os circuitos mais exigentes e discos de 336 mm de diâmetro para as restantes pistas. Possibilidade de opção entre dois diâmetros que, combinada com diferentes espessuras, quatro ao todo, permitirá que equipas e pilotos tenham uma escolha mais ampla de acordo com a exigência das pistas e preferência dos pilotos. Que, em circuitos particularmente exigentes em termos de travagem, como Buriram (Tailândia), Imola (Itália) ou Donington (Grã-Bretanha), deverão escolher os discos mais espessos. Nas restantes pistas, é provável que optem por discos mais finos, sendo a escolha determinada após as sessões de treino de sexta-feira, altura em que será possível determinar com precisão o desgaste das pastilhas e as temperaturas atingidas pelos discos.

Além dos discos, pinças e pastilhas, para os quais a pesquisa de materiais mais evoluídos não para, a Brembo fornece também os cilindros mestres, bem como inovador sistema que permite acionar o travão traseiro através de botão montado no lado esquerdo do guiador. E que ajuda a gerir a entrega de binário em aceleração, na saída de curva, algo que é já utilizado por mais de 60% dos pilotos do Mundial de Superbikes e com tendência a crescer ao longo do ano.

Curiosamente é a mesma percentagem de utilizadores das rodas de alumínio forjado da Machesini, marca pertença do Grupo Brembo, que garantem importante economia de peso, favorecendo a aceleração e maneabilidade nas mudanças de direção. Para 2019 a Marchesini disponibiliza duas opções, com rodas Y de 5 raios ou rodas aligeiradas, de 7 raios.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Motos - Acessórios