Novo Peugeot 508 SW por mais 2000 € do que Fastback

Atualidade

Por Ricardo Jorge Costa 07-12-2018 00:59

Poucos dias de iniciar a comercialização da berlina da nova geração do 508, a Peugeot apresenta a carrinha SW, que tem chegada ao mercado português no final da primavera de 2019, com preços entre 2000 e 3000 euros superiores aos daquele modelo que a marca francesa denomina de Fastback – que se iniciam nos 38.100 euros da versão mais comercializável Allure ou nos 40.900 € do nível de acabamento mais desportivo GT Line.

À semelhança do 508 Fastback, o 508 SW baseia-se na plataforma EMP2, que permite a redução significativa de peso de 70 kg comparativamente ao modelo da geração anterior, e que dispõe de eixo traseiro multibraços associado a uma suspensão de amortecimento variável e pilotado (de série nas versões GT), e conta gama de motorizações (idêntica à da berlina) respeitadoras da norma Euro 6.2.

A nova carrinha mede 4,79 metros de comprimento (mais 4 cm do que a berlina e menos 4 cm do que a SW da anterior geração) e 1,42 metros de altura (mais 1,7 cm comparativamente ao Fastback e 6 cm menos do que a congénere na geração anterior).

A capacidade da bagageira é de 530 litros na sua com figuração convencional (com os bancos erguidos e medida até ao nível da chapeleira), o que significa que tem menos 30 litros de volumetria do que a do modelo antecessor. O piso do compartimento de carga é baixo e largo (6 cm mais baixo que na berlina, a apenas 63,5 cm do solo, e 2,4 cm mais largo) e a chapeleira escamoteável de fácil utilização permite visualizar de imediato a totalidade da bagageira.

O banco traseiro é rebatível (60:40) por acionamento de dois comandos, acessíveis de ambos os lados da bagageira, e permite configurar um piso praticamente plano e um volume total de carga de 1780 litros.

À semelhança da nova berlina 508, a SW tem a mais recente interpretação do i-Cockpit, conceção do painel de bordo exclusiva da Peugeot em que em que a instrumentação, totalmente digital, posiciona-se acima do volante de dimensões compactas.

Nos lugares traseiros, os passageiros beneficiam de bancos cujas costas apresentam uma inclinação de 27° para maior conforto. O espaço livre até ao teto aumenta em 4 cm à berlina e os ocupantes podem desfrutar de teto de abrir panorâmico, em opção.

O sistema Hi-fi topo de gama foi desenvolvido pela marca Focal, reputado especialista francês em sistemas acústicos, e está dispõe de dez altifalantes e de tweeters guarnecidos de grelhas em metal escovado nas quatro portas.

O novo 508 SW tem diversas tecnologias de ajuda à condução, entre as quais se destacam o sistema de visão noturna (Night vision), cruise control adaptativo com função Stop&Go, ajuda à manutenção da posição na via de circulação, Full Park Assist e faróis Full LED com função de iluminação estática em curva.

A gama composta por cinco níveis de equipamento: Active, Business Line, Allure, GT Line e GT. Tal como no Fastback, o SW terá edição especial de lançamento First Edition, com um nível de equipamento e sofisticações superiores na gama.

Na gama de motorizações a gasolina são propostas duas versões do motor a gasolina de 1.6 PureTech, com 180 cv e de 225 cv, ambas com caixa automática de oito velocidades (EAT8). Na gama Diesel, estão disponíveis quatro opções: dois 1.5 BlueHDi de 130 cv, com caixa manual de 6 velocidades, de 130 cv com EAT8, outros dois 2.0 BlueHDi, de 160 cv e de 180 cv, ambos com EAT8.

No segundo semestre de 2019, a gama será enriquecida com uma versão a gasolina Híbrida Plug-In, com funcionamento elétrico (Zero Emissões) alargado de 50 km no ciclo WLTP, sem qualquer prejuízo na capacidade da bagageira, uma vez que as baterias estão alojadas sob os assentos do banco traseiro.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade