Toyota quer 'internacionalizar' Prius 4x4

Atualidade

Por Ricardo Jorge Costa 09-11-2018 12:41

A contagem decrescente para o Salão de Los Angeles e a 20 dias da abertura do certame a Toyota lançou a primeira imagem (teaser) da renovação do Prius para 2019. A berlina híbrida foi modernizada no design e nalguns conteúdos, como a dotação de equipamento, como é convencional nestas intervenções no decurso do período de vida de uma geração de um automóvel.

Contudo, a Toyota poderá estar a reservar uma novidade mais importante no Prius, a revelar na exposição californiana e dirigida comercialmente para o mercado norte-americano: uma versão com tração às quatro rodas. A notícia ainda não foi confirmada, mas o fabricante japonês insinuou essa possibilidade, afirmando que o híbrido com um sugestivo slogam a acompanhar a imagem do ‘teaser’: “o Prius está pronto para o sol e para a neve".

A disponibilização do Prius com tração integral (em opção) não seria novidade absoluta na Toyota, uma vez que a versão japonesa do modelo também a inclui (a pedido do cliente) há alguns anos. Para tal, a berlina híbrida 4x4 passa a incluir um motor elétrico adicional que envia energia para as rodas traseiras, para maior tração.

No Japão, o sistema é um extra com um custo que, convertido para euros, ronda os 1500 euros e é compacto o suficiente para que a capacidade da bagageira não sofra restrições. No entanto, o Prius 4x4 japonês é ligeiramente menos eficiente do que o Prius europeu (4x2), com consumo médio anunciado de 2,9 l/100 km, mais 0,3 l/100 km do que este último, segundo as especificações naquele país asiático.

Voltando ao Prius de 2019, a imagem do ‘teaser’ não é muito reveladora – o veículo é mostrado de traseira, levantando uma nuvem de neve que praticamente a encobre -, embora confirme que o ‘lift’ não altera o padrão do design atual, que não tem gerado a consensualidade de anteriores gerações.

As especificações técnicas permanecem sem confirmação: o modelo atual tem um motor a gasolina de ciclo Atkinson de 1,8 litros que produz 96 cv e 142 Nm, e é apoiado por um motor elétricode 72 cv (53 kW) e 162 Nm, que configuram um rendimento combinado de 122 cv.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade