Dois Skoda de ralis competem dentro da fábrica

Vídeos

Por Auto Foco 08-11-2018 17:06

Um minuto. É o tempo médio a que cada novo automóvel sai da linha de montagem na fábrica da Skoda em Mladá Boleslav, na República Checa. Para destacar esse ritmo de produção, o fabricante do Grupo VW promoveu uma corrida de automóveis especial no interior daquelas instalações.

A competição opôs dois Fabia R5 de rali com as cores da equipa oficial da Skoda que participa no Campeonato Europeu de Ralis (ERC) e dois pilotos com vestuário a rigor. Para o duelo foi ainda construída uma pista nos corredores, de piso polido, dos pavilhões da fábrica. A coisa prometia.

No entanto, quando se julgaria poder assistir a um embate de titãs, dos grandes dominadores do ERC nos últimos anos, com atravessadelas vistosas e elevadíssimos decibéis emitidos por poderosas mecânicas e escape livre, e muita adrenalina, repara-se apenas as primeiras estão garantidas.

Há diferenças que se medem à escala. E fazem uma grande diferença. Precisamente, a escala dos veículos (muito mais pequena do que os carros de ralis) e o seu tipo de motorização (elétrica, por sinal bastante mais na moda do que a de combustão). A corrida envolveu duas miniaturas controladas por rádio. Têm apenas um décimo do tamanho dos Fabia R5, mas mesmo assim são capazes de atingir velocidades de 100 km/h.

Em vez de volante, controlos remotos. E a segurá-los dois “pilotos” à escala… semiprofissional, pilotando suas pequenas máquinas de competição numa pista desenhada no interior da fábrica, passando pelas oficinas de prensagem, soldagem, pintura, motores e montagem, levando cerca de um minuto para concluir o percurso. O mesmo ritmo a que um novo automóvel sai da linha de produção.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Vídeos