Ford Kuga 2.5 PHEV vs Jeep Compass Plug-In Hybrid 4Xe

Juntos pela mesma causa

CONFRONTO

Por João Ouro 22-04-2023 07:00

Fotos: Gonçalo Martins

A causa é comum, mas isso não impede que o caminho para lá chegar seja um bocadinho diferente! Em teoria, as arquiteturas e mecânicas híbridas Plug-In do Ford Kuga e do Jeep Compass equivalem-se na potência/rendimento, embora haja depois divergências técnicas mais cruciais. A finalidade é idêntica, ao pretender-se baixar consumos, obter melhor eficiência térmica e, por inerência, diminuir as emissões de CO2. Tudo junto é uma causa que se impõe, embora seja obrigatório levá-los à carga com frequência para que esses objetivos se cumpram.

No Kuga, a capacidade da bateria de iões de lítio é superior (14,4 kWh/10,6 kWh úteis, contra normativos 11,4 kWh do Compass), conseguindo autonomia 100% elétrica bem próximo dos 50 quilómetros, sem esforço ou táticas duras. Como o depósito da gasolina também é maior (45 litros face aos 36,5 litros do Jeep), a autonomia geral é igualmente mais elevada. Feitas as contas, o Ford poderá superar com facilidade os 1000 quilómetros no total. É obra!

Já se sabe que na ligação à tomada, a operação de carga é um bocado mais demorada, mas na prática a diferença prevista (anunciada) nem sequer é exagerada: cerca de 1 hora a mais num terminal doméstico (2,3 kWh) para o Ford. Ou seja, 6 horas em vez das 5 do Jeep. Se a utilização for mais assídua, bastará cerca de 3 horas para que se reabasteça o suficiente para trajetos curtos e exclusivamente elétricos, poupando-se bastante. Mais uma vez, no Ford, a média usual aponta para valores na ordem dos 17 kWh/100 km, durante os tais 50 km iniciais, sensivelmente. E, nesse caso, o gasto da gasolina é mesmo residual (0,7 a 1 l/100 km), sendo possível chegar ao final de uma etapa de 100 km com médias entre 3 a 3,5 l/100 km.

Ao condutor são permitidas diversas táticas, sendo admissível forçar o modo EV, caso exista carga suficiente, existindo ainda os modos ECO, Normal e Desporto, este último mais apressado e a alterar de forma visível as reações da direção, do motor e da transmissão. Tendo isso em conta, mesmo se se exagerar, o consumo do Kuga nunca é descontrolado, com um patamar usual entre 3,7 e 4,9 l/100 km. Se a bateria chegar ao mínimo, e se a condução for apenas a gasolina (bloco de 2488 cc e 152 cv), o cenário é diferente, embora a recuperação da energia a partir das travagens e desacelerações ajude a repor uns pozinhos, sem anular o modo EV nas manobras de parque e no arranque. E o Ford faz bem esse exercício, inclusive com a unidade térmica a transferir energia para a bateria, mas aí com o consumo a aumentar.

No Compass, o motor elétrico atua no eixo traseiro (até 130 km/h) e o bloco 1.3 a gasolina faz mover as rodas da frente, havendo a vantagem de se ter uma potência de carga superior em AC (7,4 kW), baixando as recargas para menos de 2 horas. As estratégias de condução obedecem a três escolhas, ativadas pelas teclas que estão à esquerda do volante, no tablier. É possível optar pelos programas Hybrid (liga-se por defeito), Electric ou e-Save, este último a reservar a energia elétrica para quando o condutor o desejar (em cidade, por exemplo).

Há inúmeras informações nos ecrãs digitais a esse respeito e ainda sobre off-road (4WD Low/4WD Lock, operados por teclas na consola), mas não existe indicação do consumo elétrico, embora a marca aponte 16,1 kWh por cada 100 km. Esse dado não está longe do consumo que registámos no adversário (17 kWh).

Outra referência é a autonomia dada para a condução estritamente elétrica: até 49 km em ciclo combinado e 52 km no perímetro urbano. Sem estranheza, cumprimos 38-40 km puramente elétricos, mas as médias ditadas pela Jeep aparentam ser otimistas para o mundo lá fora. Na verdade, seja qual for o percurso, a autonomia elétrica do Compass é inferior à da do Kuga, ao mesmo tempo que o consumo a seguir também atinge médias mais altas, com valores previsíveis entre 5,3 e 5,7 l/100 km, por vezes mais.

Refira-se que a gestão da condução é diferenciada e controlada através dos modos auto, areia/lama e neve e sport, numa articulação com a transmissão automática de 6 velocidades e com as demais eletrónicas (ABS e ESP, por exemplo), a que se junta ainda o Hill Descent Control, para ajudar nas descidas íngremes em TT. Por aqui se vê que o Jeep é mais... jipe (como atestam os ângulos TT), com a etiqueta SUV a colar-se melhor ao Ford, apesar deste também contar com programas de controlo eletrónico (transmissão incluída) para as estradas com pisos escorregadios e de neve/areia.

Prestações e dinâmica

Em estrada normal, a carroçaria do Compass adorna mais nas curvas pronunciadas, o que se justifica pela maior altura ao solo (20 cm, no total, por contraponto aos 16 cm do oponente), tendo menor precisão do que o Kuga, o qual se sente mais à vontade nesse habitat. O tatear do Ford está mais próximo do asfalto e o ruído de rolamento é inferior, embora o conforto e a facilidade de condução se equiparem aos do Jeep. A precisão da direção do Kuga está um pouco acima e no Compass a entrada em ação do controlo de tração é mais assídua em curvas animadas.

As reações das suspensões do Ford determinam índices de conforto superiores e o conjunto anula melhor os maus pisos, aí com outras dificuldades do Jeep, que tem reações secas/firmes, equipado com jantes em liga leve de 19’’ e pneus Michelin Pilot Sport4. No Ford, jantes em liga leve de 18’’ e pneus Continental Premium Contact6.

Os resultados das travagens a fundo são excelentes, tendo em conta pesos e tamanhos, com valores entre 36 e 37 metros desde 100 km/h, mais uma vez com destaque para o Kuga, devido à rapidez e à segurança alcançadas, sem que haja ruídos/balanços indesejáveis.

As mecânicas não são muito audíveis, ainda mais quando predomina a tração elétrica, mas há exceções, nomeadamente quando se recorre aos modos Desporto (Ford) e Sport (Jeep), aí com decibéis mais fortes se se conduzir com outra intensidade, notando-se o típico arrastamento das caixas automáticas. Fora isso, confirma-se a ideia do baixo ruído dos híbridos, tendo o Compass maior potência agregada (240 cv) e prestações acima das do adversário, quer nas acelerações, quer nas retomas principais. Assim haja carga disponível para o efeito e tração efetiva às 4 rodas. Em ambos, quase nada falta no que se refere a assistências à condução.        

Elogie-se em ambos a qualidade da construção geral (chassis/carroçaria) e no interior (materiais/forros), contando-se com inúmeros equipamentos e detalhes de luxo. No Compass, a imagem é mais moderna.

A racionalidade do Kuga impõe-se neste duelo tão especial. O SUV da Ford leva a melhor nalguns pontos práticos, tendo outra amplitude a bordo, maior bagageira e versatilidade acrescida. E é também a proposta com consumo mais baixo e maior(es) autonomia(s), sem prejuízo da dinâmica, acima da do Jeep. Ao Compass aponta-se a melhor imagem, o lado TT/4x4 e a força nas prestações...

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Ficha Técnica

Características

FORD KUGA

ST-Line X 2.5 PHEV

JEEP COMPASS

Plug In Hybrid 4Xe S

Motor térmico
Arquitetura 4 cilindros em linha 4 cilindros em linha
Capacidade 2488 cc 1332 cc
Alimentação Injeção indireta Inj. direta, Turbo, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16V 1 a.c.c./16V
Potência 152 cv/5500 rpm 179 cv/5750 rpm
Binário 200 Nm/4500 rpm 270 Nm/1850 rpm
Motor elétrico
Tipo - -
Potência 97 kW (132 cv) 44 kW (60 cv)
Binário - 250 Nm
Bateria Iões de lítio/56 km Iões de lítio/49 km
Capacidade da bateria 14,4 kWh 11,4 kWh
Módulo Híbrido
Potência 224 cv (165 kW) 240 cv (176 kW)
Binário 200 Nm 270 Nm
Transmissão
Tração Dianteira Integral permanente
Caixa de velocidades Automática (do tipo CVT) Automática de 6 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson Ind. McPherson
Suspensão T Ind. multibraços Ind. multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,38 m Elétrica/-
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,614/1,883/1,675 m 4,394/1,874/1,664 m
Distância entre eixos 2,71 m 2,636 m
Mala 411-581-1481 litros 420-1230 litros
Depósito de combustível 45 litros 36 litros
Pneus F 7,5jx18-225/60 R18 8jx19-235/45 ZR19
Pneus T 7,5jx18-225/60 R18 8jx19-235/45 ZR19
Peso 1844 kg 1860 kg
Relação peso/potência 8,19 kg/cv 7,75 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 200 km/h 200 km/h
Acel. 0-100 km/h 9,2 s 7,3 s
Consumo médio 1,4 l/100 km 1,8 l/100 km
Emissões de CO2 32 g/km 44 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos sem limite de km 3 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos 3/7 anos
Intervalos entre revisões 30000 km 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 206,86 € 138,51 €

Medições

FORD

Acelerações
0-50 km/h 3,8 s
0-100 / 130 km/h 9,0 s
0-400 / 0-1000 m 13,8/16,6 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 3,7 s
60-100 km/h (D) 4,5 s
80-120 km/h (D) 5,6 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,8 /8,7 m
Consumos
Consumo médio 3,5 l/100km
Autonomia 1000 km

Medições

JEEP

Acelerações
0-50 km/h 2,7 s
0-100 / 130 km/h 6,8 s
0-400 / 0-1000 m 10,6/14,8 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 2,8 s
60-100 km/h (D) 3,9 s
80-120 km/h (D) 4,5 s
Travagem
100-0/50-0km/h 37,1/8,9 m
Consumos
Consumo médio 5,3 l/100km
Autonomia 700 km