Mazda3 2.0 Skyactiv-G vs Kia Ceed 1.0 T-GDI

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CONFRONTO

Por João da Silva 03-08-2019 19:30

Fotos: Gonçalo Martins

A nova geração Mazda3 é a melhor de sempre, resultando de desenvolvimento muito cuidado, ou a marca japonesa não tivesse vendido já mais de 6 milhões de unidades do seu compacto. Nesta nova abordagem, além de estética fantástica (e aproveitamos desde já para referir que o Kia Ceed não lhe fica atrás no apelo estético), a Mazda melhorou o habitáculo, onde há uma larga maioria de materiais de boa qualidade, sendo a construção e os acabamentos muito rigorosos.

Ótima deixa para a entrada em cena do Kia Ceed, modelo que muito evoluiu na qualidade na geração que agora vigora, mas que fica alguns furos abaixo do rival japonês neste aspeto. Onde o Ceed leva a melhor é na habitabilidade nos lugares dianteiros, mercê dos dois centímetros a mais na largura. Atrás, empate técnico: o Kia é mais largo (novamente 2 cm), mas o Mazda oferece mais espaço em comprimento para as pernas (também 2 cm). Gostámos das posições de condução dos dois automóveis, bem como do posicionamento dos elementos relativos à condução (pedais, volante, seletor da caixa) e de gestão do sistema de infoentretenimento e do posicionamento dos ecrãs onde se operam a maior parte das regulações do automóvel. Contudo, preferimos o sistema de infoentretenimento do Mazda, mais fácil de entender e com rodela na consola para aceder aos menus. Esta solução, utilizada por muitas marcas, é, no nosso entender, a melhor e a mais segura de utilizar depois de um período de habituação. Isto ainda que consideremos que o excesso de aplicações e de dispositivos nos sistemas multimédia seja sempre um desnecessário motivo de distração.

Recuando ainda mais na análise às carroçarias e à utilização útil do espaço das mesmas, chegamos às bagageiras, onde o Kia Ceed se destaca com compartimento com 395 litros de capacidade na configuração de cinco lugares do habitáculo, mais 44 litros que a mala do Mazda3. Com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros, a diferença sobe para 265 litros, também a favor do Kia.

Qualquer destas marcas conta com motores modernos nas respetivas gamas, quer a gasolina, quer a gasóleo. No caso concreto deste confronto, estamos perante duas unidades a gasolina bastante díspares na arquitetura (3 cilindros no 1.0 T-GDI do Ceed, 4 cilindros no Skyactiv- G do Mazda3) e na cilindrada, mas aproximando-se bastante na potência, 120 cv contra 122. Já os valores de binário também alinham pelo distanciamento da cilindrada, com 172 Nm no Ceed e 207 Nm no Mazda. Números e mais números que não explicam que as mecânicas de Ceed e Mazda3 oferecem uma condução fluida e sem hiatos, muito silenciosa e embelezada pelas trocas de caixa suaves e diretas proporcionadas pelas boas caixas manuais de 6 velocidades. Nas nossas medições apurámos que o Mazda3 é claramente melhor nas acelerações, nomeadamente no arranque 0-100 km/h, com importante diferença de 2,7 segundos. Já nas retomas, ainda que a vantagem global seja do automóvel japonês, o Kia Ceed consegue ser melhor em alguns registos, isto apesar do binário ser, como vimos, muito inferior. O turbo faz milagres... E para encerrar o capítulo das prestações, mais uma vantagem para o Mazda3, desta feita na velocidade máxima: 197 km/h contra 190 km/h.

Quanto aos consumos, tudo depende, naturalmente, dos ritmos. Contudo, cumprindo à risca o protocolo de aferição de consumos médios, apurámos média de 7,5 l/100 km para o Kia Ceed e de 6,5 l/100 km para o Mazda3. Nenhum deles é estupendo, claro, mas o do automóvel japonês ainda se aceita. Já o do Ceed parece-nos claramente exagerado para aquilo que o carro oferece em matéria de prestações.

Competência e diversão são características comuns de Ceed e Mazda3 quando fazemos a análise ao conforto e ao desempenho dinâmico. E de tal forma assim é que diríamos que se copiam quase integralmente. Ambos são confortáveis sem serem excessivamente moles, o que é, quanto a nós, o compromisso perfeito, mas nem por isso fácil de alcançar, como se sabe. Foram muitas as décadas em que os fabricantes alemães foram os únicos donos do segredo deste compromisso, mas a verdade é que há muitas outras marcas a merecerem elogios neste particular tão importante do automóvel.

A imbatível garantia de 7 anos ou 150 mil km da Kia de pouco valeram ao Ceed 1.0 T-GDI TX neste duelo com o muito bem equipado Mazda3 2.0 Skyactiv-G Excellence, que é também mais rápido a acelerar e na maioria das recuperações, gastando significativamente menos. No restante, grande equilíbrio entre os dois rivais asiáticos, que repartem vantagens em diversos aspetos da nossa avaliação.

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Ficha Técnica

Características

KIA CEED

1.0 TGDI

MAZDA 3

2.0 SKYACTIV-G EXCELLENCE

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha 4 cilindros em linha
Capacidade 998 cc 1998 cc
Alimentação Inj. direta, Turbo, Intercooler Injeção indireta
Distribuição 2 a.c.c./12v 2 a.c.c./16v
Potência 120 cv/6000 rpm 122 cv/6000 rpm
Binário 172 Nm/1500-4000 rpm 207 Nm/2800 rpm
Transmissão
Tração Dianteira Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson Ind. McPherson
Suspensão T Eixo multibraços Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Discos Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,6 m Elétrica/10,6 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,310/1,800/1,447 m 4,460/1,795/1,435 m
Distância entre eixos 2,65 m 2,725 m
Mala 395 - 1291 litros 351 - 1026 litros
Depósito de combustível 50 litros 51 litros
Pneus F 7,5jx17 - 225/45 R17 7,5jx18 - 215/45 R18
Pneus T 7,5jx17 - 225/45 R17 7,5jx18 - 215/45 R18
Peso 1222 kg 1274 kg
Relação peso/potência 10,18 kg/cv 10,4 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 190 km/h 197 km/h
Acel. 0-100 km/h 11,1 s 10,4 s
Consumo médio 6,5 l/100 km 5,1 l/100 km
Emissões de CO2 127 g/km 117 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 7 anos ou 150.000 km 3 anos ou 100.000 km
Pintura/Corrosão 5/12 anos 3/12 anos
Intervalos entre revisões 15000 km 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 102,81 € 204,21 €

Medições

KIA

Acelerações
0-50 km/h 3,8 s
0-100 / 130 km/h 11,3 s
0-400 / 0-1000 m 17,8 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 6,9 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 7,2/9,1/11,7 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 10,4/12,9/18,5 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36,6/9,8 m
Consumos
Consumo médio 7,5 l/100km
Autonomia 666 km

Medições

MAZDA

Acelerações
0-50 km/h 3,2 s
0-100 / 130 km/h 8,6 s
0-400 / 0-1000 m 16,3/29,7 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 6,8 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 6,9/9,7/11,2 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 8,8/13/16 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,2/8,9 m
Consumos
Consumo médio 6,8 l/100km
Autonomia 750 km