Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Ceed Diesel com caixa automática de dupla embraiagem de 7 velocidades Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Os 628 litros da Ceed SW ficam ainda acima da mala da Corolla. Vale-se, também, dos diversos alçapões Além de incluir a maior bagageira do segmento, com 628 litros, a carrinha coreana soma muitos (e úteis) locais de arrumo sob o piso Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Revestimentos em tecido e pele abrilhantam um pouco o interior da Kia. Ajuste lombar elétrico. Bancos melhores que os da Toyota Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Kia com desconto direto de 4550 € posiciona-se nos 28.590 € Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX Marcas ‘confiantes’ nos 7 anos de garantia geral Zona central digital do painel de instrumentos mostra o funcionamento do sistema híbrido e informações do computador de bordo Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Zona central da instrumentação a cargo de monitor digital Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Aposta nas ajudas à condução, com destaque para correção ativa face à saída involuntária da faixa de rodagem e cruise control adaptativo Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Quase 600 litros na Toyota, com chapeleira mais prática, piso reversível e iluminação LED ao longo do piso Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Híbrido da Toyota com consumos inferiores ao Diesel da Kia Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square

Toyota Corolla TS 1.8 Hybrid Square vs Kia Ceed SW 1.6 CRDI 7DCT TX

Melhores amigas lá de casa

CONFRONTO

Por Paulo Sérgio Cardoso 27-07-2019 09:00

Fotos: Gonçalo Martins

À 12.ª geração (e com mais de 45 milhões de unidades espalhadas pelo Mundo), a gama Toyota volta a ganhar força, em particular na Europa, com a carrinha a mostrar fortíssimas credenciais familiares, que cruzam bem com a solução de propulsão híbrida no que aos fatores racionais diz respeito. E também na originalidade da motorização, sendo a única do género em segmento ainda dominado por mecânicas Diesel, caso da igualmente recém-lançada Kia Ceed SW 1.6 CRDi, uma das atuais rainhas da racionalidade.

Em sintonia, Kia e Toyota propõem sete anos de garantia geral, ótimo cartão de visita de uma previsível durabilidade e fiabilidade dos produtos. Também próximas estão Ceed SW e Corolla Touring Sports na volumetria das bagageiras: se a carrinha coreana apresenta o maior compartimento de carga do segmento, com 628 litros, a nova Corolla TS aproxima-se bem perto, com 598 litros, conseguindo-os com a ajuda do aumento da distância entre eixos face à berlina Corolla de cinco portas, o que também muito ajuda à obtenção de muito espaço livre para as pernas dos ocupantes do banco traseiro (75 vs 68 cm), embora exista equivalência de habitabilidade em relação à largura e altura.

Voltando às bagageiras, se a da Kia vence na volumetria e na quantidade (formato e utilidade) de alçapões sob o piso, o compartimento de carga da Corolla TS conta com piso reversível, chapeleira que recolhe à ordem de um simples toque, rede de separação de carga – que pode também ser erguida com os bancos rebatidos – e simplicidade de rebatimento mediante patilhas colocadas na mala, além de original iluminação em LED nas paredes laterais da mala, a todo o comprimento da mesma. Tudo junto ajuda a cimentar a liderança na versatilidade, mesmo que no habitáculo ambos os modelos contem com igual número e semelhante disposição de locais de arrumo, todos eles práticos e bem à mão.

Os interiores surgem à prova de falhas na montagem, com solidez consolidada, somando alguns rasgos de originalidade, caso das costuras no tablier. A disposição ergonómica é, mais uma vez, semelhante, girando em torno do monitor central tátil que concentra a maioria das funcionalidades a bordo.

O habitáculo da versão TX da Kia Ceed surge apaparicado com bancos revestidos a pele e tecido e de formato mais cómodo, colhendo ainda vantagem pontual no equipamento com a presença de sensores de parque atrás e navegação. A versão Square do Corolla destaca-se nas ajudas à condução, com cruise control adaptativo, faróis LED e aviso de aproximação em caso de acidente. No Corolla, ainda, tejadilho e capas dos retrovisores pintados a negro e painel de instrumentos com elemento central digital.

A aposta em solução de propulsão híbrida na Toyota (que já desistiu dos Diesel) contribui de forma essencial para a descontração vivida ao volante do novo Corolla. Ao motor 1.8 a gasolina associa- -se a disponibilidade imediata da unidade elétrica, a qual acumula autonomia para percorrer pequenas distâncias sem intervenção da mecânica a gasolina. Mas mais importante do que a pergunta «quantos quilómetros faz em modo elétrico?» será a capacidade de gestão do módulo híbrido, que permite que o motor elétrico atue a solo durante mais algum tempo, desligando o 1.8 a gasolina mal se tire o pé do acelerador. Até mesmo a unidade de transmissão, do tipo CVT, responde agora de forma mais progressiva, trabalhando para a referida serenidade experimentada a bordo, especialmente em cidade. Pedindo-se rendimento à mecânica, as performances não são o seu forte, demorando segundos extras a ganhar velocidade face ao 1.6 Diesel da Kia.

No modelo coreano, solução mais tradicionalista, a cargo de recente unidade 4 cilindros da família CRDi, com 136 cv, e que quando acompanhada pela caixa automática de dupla embraiagem e sete relações, vê o binário máximo subir até aos 320 Nm (280 Nm com caixa manual de 6 velocidades). Mesmo sendo unidade de ruído contido e trato refinado, não atinge o grau de serenidade do conjunto híbrido da Toyota, embora as performances aferidas e as sensações de ganho de velocidade sejam evidentemente mais lestas. Por outro lado, o constante liga-desliga do motor a gasolina do Corolla resulta em consumos a rondar os 5 l/100 km (e até menos em cidade); o tradicionalmente mais poupado Diesel dificilmente baixa dos 5,8 l/100 km.

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Ficha Técnica

Características

TOYOTA COROLLA

TS 1.8 HYBRID SQUARE

KIA CEED

SW 1.6 CRDi 7DCT TX

Motor térmico
Arquitetura 4 cilindros em linha 4 cilindros em linha
Capacidade 1798 cc 1582 cc
Alimentação Inj. multiponto+motor elétrico Inj. direta CR, TGV, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v 2 a.c.c./16v
Potência 122 cv 136 cv/4000 rpm
Binário 142 Nm+163 Nm (elétrico) 280 Nm/1500-3000 rpm
Motor elétrico
Tipo - -
Potência - -
Binário - -
Bateria - -
Capacidade da bateria - -
Módulo Híbrido
Potência - -
Binário - -
Transmissão
Tração Dianteira Dianteira
Caixa de velocidades Automática do tipo CVT Automática de 7 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson Ind. McPherson
Suspensão T Ind. Duplos triângulos Eixo multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,2 m Elétrica/11 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,650/1,790/1,435 m 4,600/1,800/1,465 m
Distância entre eixos 2,7 m 2,65 m
Mala 598 litros 600 litros
Depósito de combustível 43 litros 50 litros
Pneus F 7jx17 - 225/45 R17 7,5jx17 - 225/55 R17
Pneus T 7jx17 - 225/45 R17 7,5jx17 - 225/55 R17
Peso 1430 kg 1400 kg
Relação peso/potência 11,7 kg/cv 10,3 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 180 km/h 200 km/h
Acel. 0-100 km/h 11,1 s 10,2 s
Consumo médio 5 l/100 km 4,1 l/100 km
Emissões de CO2 113 g/km 109 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 7 anos ou 160.000 km 7 anos ou 150.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 204,21 € 135 €

Medições

TOYOTA

Acelerações
0-50 km/h 4,1 s
0-100 / 130 km/h 12,6/21,3 s
0-400 / 0-1000 m 18,6/33,9 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 5,1 s
60-100 km/h (D) 6,7 s
80-120 km/h (D) 8,7 s
Travagem
100-0/50-0km/h 38,5/9,6 m
Consumos
Consumo médio 4,8 l/100km
Autonomia 895 km

Medições

KIA

Acelerações
0-50 km/h 3,6 s
0-100 / 130 km/h 9,4 s
0-400 / 0-1000 m 16,9 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 4,1 s
60-100 km/h (D) 5,1 s
80-120 km/h (D) 6,3 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,9/8,7 m
Consumos
Consumo médio 6 l/100km
Autonomia 833 km