Bancos confortáveis e climatizados Contando-se com os ajustes elétricos de série, os bancos da frente avançam para facilitar o acesso atrás, onde há mais espaço para pernas Lexus RC 300h BlackEdition Revestimentos em pele com costuras a laranja nos bancos, tablier e portas e inserções em madeira escura na edição especial Black Edition do RC Lexus RC 300h BlackEdition Lexus RC 300h BlackEdition Lexus RC 300h BlackEdition Lexus RC 300h BlackEdition Lexus RC 300h BlackEdition Lexus RC 300h BlackEdition Informações sobre carga da bateria e ação do sistema híbrido em visor central no tablier Lexus RC 300h BlackEdition Lexus RC 300h BlackEdition Lexus RC 300h BlackEdition Lexus RC 300h BlackEdition Lexus RC 300h BlackEdition Lexus RC 300h BlackEdition Lexus RC 300h BlackEdition Lexus RC 300h BlackEdition O volante de braços cromados e comandos táteis para controlo das funções de bordo faz parte do processo evolutivo do ‘novo’ Classe C Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe No modo de condução ECO, função velejar que ‘separa’ a caixa automática 9G-Tronic do novo motor 2 litros Diesel, permitindo consumos ótimos Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe No aprimorar da geração, o Classe C faz-se acompanhar do mais recente motor 2 litros Diesel, com expressivos 194 cv/400 Nm e que surpreende pelos baixos consumos Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Instrumentação digital entre as novidades do C, com apresentação personalizável Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Bancos desportivos com zona de extensão para melhor apoio das pernas. De série, ajuste elétrico só para as costas e em altura do assento Mercedes-Benz C 220 d Coupe Braço ‘traz’ o cinto um pouco à frente Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe Mercedes-Benz C 220 d Coupe

Lexus RC 300h Black Edition vs Mercedes-Benz C220 d Coupé

Culto da elegância

CONFRONTO

Por Paulo Sérgio Cardoso 03-11-2018 12:00

Fotos: Gonçalo Martins

As carroçarias coupé, mesmo com a mudança de paradigma de motorizações, continuam intimamente ligadas a utilização de lazer e a condução prazenteira. No caso, Mercedes Classe C e Lexus RC, além das soluções próprias de design, cativantes e que até reforçam a ta premium, são exemplos perfeitos da referida mutação mecânica destes coupés. Na marca alemã, a acompanhar a atualização total da gama, coração novo a cargo da unidade 4 cilindros Diesel, de 2 litros e 194 cv que, neste 220 d, toma o lugar o anterior 2.1 de 170 cv. Mecânica bem apadrinhada pela caixa automática de 9 relações, conjunto que permite performances dignas desse nome, em particular nas lestas retomas de velocidade, havendo sempre uma relação de caixa adequada para aproveitar os generosos 400 Nm. Além dos evidentes ganhos nas performances ao anterior 220 d, também o nível de eficiência aumentou de forma quase exponencial, pelo que não será de estranhar ver o computador de bordo a registar consumos na ordem dos 5 l/100 km, pelo que um depósito de gasóleo fará, quase sempre, mais de 1000 km, mesmo que em ritmo apressando!

Na Lexus, Diesel, nem vê-lo! O fabricante premium do Grupo Toyota tem nas soluções híbridas uma assinatura de marca, fazendo-as chegar também ao coupé desportivo RC. Na base, mecânica 4 cilindros a gasolina, de 2,5 litros apoiada por motor elétrico, o qual surge alimentado por conjunto de baterias de hidretos de níquel metálicos. A ligar os conjuntos, transmissão direta de efeito CVT, Solução simplificada e com méritos em utilização de ambiente citadino, onde o motor elétrico consegue suportar, por si, arranques suaves ou acelerações progressivas e manter velocidade constante até perto dos 50 km/h. O liga-desliga da mecânica a gasolina é quase impercetível, pelo que o quotidiano a bordo do Lexus é um exemplo de suavidade e fluidez. Aliado que está ao acerto da suspensão, que nem mesmo a trabalhar com jantes de 19’’ se demite de apresentar um contacto aveludado e silencioso. No Lexus, tudo é tranquilidade...

Para receber o renovado Classe C Coupé, o Lexus RC surge sobre a forma da série especial Black Edition, tomada pela inclusão de diversos pormenores de exclusividade, caso das jantes com acabamento mate, contorno negro em torno das janelas e na grelha frontal e ainda revestimentos interiores em pele (com aplicações que se estendem ao painel de instrumentos e portas) com costuras a laranja. A madeira escura no volante, tablier e portas fecha o rol de exclusividade, além de ajudar a conferir elegância ao habitáculo, somando qualidade. Que apenas não atinge o nível do Mercedes devido a alguns plásticos rijos bem visíveis, mas uma coisa é certa: não existem ruídos a bordo do RC 300h!

Com o refrescar de imagem do Classe C, a Mercedes possibilita a inclusão do painel de instrumentos digital e multiconfigurável, que muito contribui para o ambiente vanguardista (e quase futurista) a bordo. Seja no género de informação a apresentar, seja na forma como a mesma se expressa, é fácil ficar rendido às delícias tecnológicas do novo C, onde também não falta a possibilidade de variar (em 64 cores!) a tonalidade da iluminação ambiente. Elementos que podem ser encontrados no Pack Premium (7250 €), que conta com os igualmente estreantes faróis LED Multibeam (de atuação eficaz a direcionar o feixe de luz, mediante a iluminação na via), Comand Online (novo sistema de navegação que agora pode surgir em visor central de grandes dimensões, de 10,2’’), carregador indutivo para smartphone, câmara traseira e assistente automático de ajuda ao estacionamento, rebatimento elétricos dos retrovisores e bancos aquecidos. O Pack Design Exterior AMG (2650 €) promove a imagem desportiva e o desempenho, com suspensão rebaixada.

Mas se os conteúdos do Mercedes são diversos e ampliáveis mediante programa de personalização, o Lexus RC Black Edition (com base no nível de F Sport), ainda acrescenta os ajustes totalmente elétricos dos bancos dianteiros, ventilação das poltronas da frente, coluna de direção regulável eletricamente, acesso mãos-livres, alarme e sistema de Pionner com 10 colunas. O ambiente interior do coupé nipónico também convence pela variedade de soluções, incluindo instrumentação com elementos digitais e que variam mediante o modo de condução, mas quer o software, quer o manuseamento do mesmo ou até a qualidade de imagem do sistema de infoentretenimento não chegam à mestria e à articulação ergonómica do Mercedes.

No Lexus, a presença de suspensão de amortecimento variável é mais um dos argumentos que permite reforçar a relação com a estrada. Mas a mecânica de origem híbrida e a sonoridade artificial gerada em aceleração em nada ajudam ao envolvimento dinâmico (some-se o peso elevado): não que o RC curve mal, não que a direção não seja direta, mas falta o condutor sentir-se mais ligado ao veículo.

Já o Classe C, mesmo em unidade de suspensão convencional (pneumática em opção), tem mais intimidade com a estrada. E à qualidade geral do produto, bem que a Mercedes já poderia apostar em alargar a garantia geral até aos 5 anos da Lexus... Sendo a gasolina, o RC 300h paga cerca menos de 50 € anuais de IUC.

Para manter a avaliação mais fidedigna à configuração das unidades e relatar os feitos de alguns equipamentos e conteúdos tecnológicos, a análise foi feita a partir dos preços das unidades ensaiadas. Assim, enorme vantagem do Lexus RC 300h na relação preço/equipamento, como que deixando a ideia que é possível ter um premium mais acessível e de consumos igualmente convincentes, em particular em ambiente urbano. E o nipónico só não vence este confronto devido à nova mecânica Diesel de 194 cv do Classe C 220 d, capaz de ótimas performances (bem ligada à caixa automática de 9 velocidades) e consumos ainda mais baixos.

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Ficha Técnica

Características

LEXUS RC

300h Black Edition

MERCEDES C

220 d COUPÉ

Motor
Arquitetura 4 cilindros+motor elétrico 4 cilindros em linha
Capacidade 2494 cc 1950 cc
Alimentação Injeção direta Inj. direta CR, TGV, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v 2 a.c.c./16v
Potência 223 cv/6000 rpm (combinada) 194 cv/3800 rpm
Binário 300 Nm 400 Nm/1600-2800 rpm
Transmissão
Tração Traseira Traseira
Caixa de velocidades Automática, tipo CVT Automática de 9 velocidades
Chassis
Suspensão F Duplos triângulos Ind. McPherson
Suspensão T Ind. multibraços Ind. multibraços
Travões F/T Discos ventilados Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,2 m Elétrica/11,2 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,695/1,840/1,395 m 4,686/1,810/1,405 m
Distância entre eixos 2,73 m 2,84 m
Mala 340 litros 380 litros
Depósito de combustível 66 litros 66 litros
Pneus F 8jx19 - 235/40 R19 7jx17 - 225/50 R17
Pneus T 9jx19 - 265/35 R19 7jx17 - 225/50 R17
Peso 1850 kg 1650 kg
Relação peso/potência 8,3 kg/cv 8,5 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 190 km/h 240 km/h
Acel. 0-100 km/h 8,6 s 7 s
Consumo médio 5,3 l/100 km 4,6 l/100 km
Emissões de CO2 116 g/km 125 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 5 anos ou 150.000 km 2 anos sem limite km
Pintura/Corrosão 3/12 anos 3/12 anos
Intervalos entre revisões 15000 km 25000 km
Imposto de circulação (IUC) 201,58 € 255,71 €

Medições

LEXUS

Acelerações
0-50 km/h 3,1 s
0-100 / 130 km/h 8,6 s
0-400 / 0-1000 m 13,4 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 3,9 s
60-100 km/h (D) 4,5 s
80-120 km/h (D) 5,6 s
Travagem
100-0/50-0km/h 39,1/9,7 m
Consumos
Consumo médio 6,7 l/100km
Autonomia 985 km

Medições

MERCEDES

Acelerações
0-50 km/h 2,5 s
0-100 / 130 km/h 7,1 s
0-400 / 0-1000 m 12,1 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 3 s
60-100 km/h (D) 4 s
80-120 km/h (D) 4,7 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36/9,3 m
Consumos
Consumo médio 5,7 l/100km
Autonomia 1157 km