Ioniq 6 contra Tesla & Cia.

Hyundai ambiciona 12% do mercado de elétricos em 2030. Na rampa de lançamento, rival de EQE, Model 3 ou Taycan

Apresentação

Por AF 26-08-2022 10:29

A ambição da Hyundai expressa-se no desenho e no posicionamento do 6 que o fabricante sul-coreano introduzirá na Europa durante o segundo semestre do ano. Este automóvel figura na lista de 31 elétricos que o consórcio asiático planeia produzir até 2030 (o número inclui a Genesis e a Kia), para garantir uma quota de cerca de 12% no mercado global de carros com a tecnologia!

A berlina com 4,86 m de comprimento, 2,95 m entre eixos e 4 portas antecipada durante 2020 pelo estudo Prophecy diverge, visualmente, das linhas angulares e futurísticas do Ioniq 5 com que partilha a plataforma E-GMP, a arquitetura elétrica de 800V ou o sistema V2L que disponibiliza fornecimento de energia a diversos consumidores externos, de bicicletas a micro-ondas!

Apresentado como alternativa a Mercedes EQE ou Porsche Taycan, o 6 apresenta- se com duas baterias (53,0 e 77,4 kWh de capacidade) e duas e quatro rodas motrizes. Na base da gama de berlina com aerodinâmica muito otimizada (Cx de apenas 0,21), versão equipada com o acumulador de energia mais pequeno e tração traseira. Apresentando-se com rodas de 18’’ (20’’ na lista de extras), consumo médio inferior a 14 kWh/100 km, de acordo com o protocolo de homologação mais moderno (WLTP), registo ótimo, considerando os 13,9 kWh reivindicados pela Dacia para o Spring, os 13,5 kWh/100 km do Hyundai Ioniq EV e os 13,0 kWh/100 km que a Fiat declara para o 500e – e estes três automóveis são muito mais pequenos e menos potentes do que a berlina capaz de percorrer até 610 km entre recargas.

No topo da gama, Ioniq 6 com 325 cv e quatro rodas motrizes. Para esta versão, promete-se aceleração 0-100 km/h em 5,1 s!

Opcionalmente, o primeiro elétrico da Hyundai preparado para atualizações remotas de software (OTA) pode apresentar-se equipado com câmaras em vez de retrovisores exteriores, como sucede no Audi e-tron ou no Honda e. De série, dois monitores com 12,3’’ no painel de bordo, posicionados lado a lado, para instrumentação e multimédia, fórmula partilhada com o 5, mais pacote completo de assistências à condução.

Em 2024, não existindo mudanças no plano da Hyundai, marca que pretende posicionar-se como alternativa à Tesla, mimetizando a relação da Samsung com a Apple no mercado dos smartphones, outro elétrico novo no catálogo do fabricante sul-coreano: o 7, SUV com 7 lugares.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Apresentação