Ao volante do VW ID.5 GTX, o SUV elétrico coupé

O ID.5 abre as portas da VW ao segmento dos SUV elétricos de formato coupé. Partilha base técnica com o mais familiar ID.4, acrescentando-lhe personalidade estética e inovando na estreia de funcionalidades tecnológicas. Chega a Portugal em setembro e irá custar entre 5% a 7% mais do que o ID.4

Apresentação

Por Paulo Sérgio Cardoso 07-08-2022 07:00

Com o ID.5, a VW estreia- se entre os SUV coupé totalmente eletrificados. Este novo modelo nasce sobre a plataforma modular MEB (que também dá vida aos Audi Q4 e-tron e Skoda Enyaq iV) e, à exceção do semblante desportivo e distintas proporções da carroçaria, tudo partilha com o já conhecido ID.4. Mas a VW aproveitou a ocasião para acrescentar algumas novidades...

Com 4,6 metros de comprimento e apoiado numa distância entre eixos de 2,77 m, o ID.5 não foge ao estatuto de SUV familiar, mesmo que a secção traseira seja marcada pela linha descendente do tejadilho que dá vida ao perfil coupé. Aliás, não notámos dificuldades em aceder aos lugares traseiros, com a VW a anunciar a diminuição de apenas 1,2 cm na altura disponível, atrás. Exteriormente, é 3 cm mais baixo face ao ID.4, mas, por exemplo, não existem diferenças na altura ao solo (160 mm), com os engenheiros da VW a confidenciarem-nos que foram mantidas as molas e os amortecedores, apenas ajustando milimetricamente a calibragem face às ligeiras diferenças na distribuição do peso. Nada mais. Por outro lado, a bagageira cresce seis litros no formato base, alcançando generosos 549 litros.

Todas as versões do ID.5 contam com a bateria de 77 kW úteis, com a VW a anunciar autonomias máximas entre 490 km (GTX, de 299 cv)  e 520 km (Pro, de 174 cv e Performance, de 204 cv). Entre as novidades, o carregador de bordo está agora preparado para carregamentos até 135 kW, mais 10 kW face ao ID.4, com ganhos de nove minutos numa carga total em posto rápido. A capacidade de reboque da versão GTX (de tração integral) é de 1400 kg.
A nova geração do sistema multimédia (3.1) é outras das importantes estreias que acompanham o lançamento do ID.5. Este novo software suporta novas tecnologias e ajudas à condução, caso do agora proposto Park Assist Plus: o veículo pode memorizar até cinco locais de estacionamento previamente programados e definidos pelo condutor, com o veículo a ser capaz de repetir a manobra de estacionamento, de forma autónoma. Experimentámos o sistema que pode ser útil, por exemplo, no automatismo de estacionamento diário na mesma garagem.

Outras das novidades incluídas neste novo software é o sistema autónomo de ultrapassagem, que apenas funciona em autoestrada. Na aproximação a um veículo, basta abrir o pisca, com o ID.5 a analisar as imediações e, assim o possa fazer, a mudar de faixa de forma autónoma, com igual procedimento no regresso à faixa da direita.

Os já proprietários de ID.4 poderão realizar a atualização do software, embora com a limitação de que as funções que necessitem de sensores extra - caso da ultrapassagem autónoma - são tecnicamente impossíveis de disponibilizar.
Neste primeiro  contacto dinâmico ao volante da mais potente versão GTX, sem surpresas, condução em total sintonia com o experimentado no ID.4, prevalecendo a simplicidade de ação que se encontra nos modelos do Grupo VW nascidos na plataforma MEB. Embora de design mais desportivo, o ID.5 mantém a suavidade do ID.4, sem impulsos demasiado violentos nas acelerações, mas sim com um total aproveitamento da potência disponível e bem distribuída pelos dois eixos.

Os modos de condução (específicos no GTX face às restantes versões) permitem realmente adaptar as reações do veículo. O (opcional) head up display de grandes dimensões e de realidade aumentada é mais uma das novas e úteis ajudas à condução.

Depois de Audi Q4 e-tron Sportback e de Skoda Enyaq iV Coupé, o VW ID.5 é mais uma das variantes de SUV acoupezados no universo VW. As diferenças maiores face ao ID.4 estão centradas no design e na distinta personalidade da carroçaria, mais desportiva e 3 cm mais baixa. O ID.5 tem o condão de estrear versão atualizada do sistema multimédia, incluindo novas e úteis funcionalidades entre as ajudas à condução: soma pontos no vanguardismo tecnológico e na experiência de utilização quotidiana, cada vez mais envolvente e moderna.
 

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Ficha Técnica

Caracteristicas

VOLKSWAGEN ID.5

GTX

Motor
Tipo 2 motores elétricos (F/T)
Potência 299
Binário 460
Bateria -
Capacidade útil 77 kWh
Tempo de carga (0-80%) 36 m
Transmissão
Tração -
Caixa de velocidades -
Chassis
Suspensão F -
Suspensão T -
Travões F/T -
Direção/Diâmetro de viragem -
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura -
Distância entre eixos -
Mala -
Depósito de combustível -
Pneus F -
Pneus T -
Peso -
Relação peso/potência -
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 180 km/h
Acel. 0-100 km/h 6,3 s
Consumo médio 17,1 kWh/100 km
Autonomia 490
Garantias/Manutenção
Mecânica -
Pintura/Corrosão -
Bateria -
Imposto de circulação (IUC) 0 €

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