IONIQ 6: 4,8 metros, 325 cv e mais de 610 km com uma carga

Revelados os números da berlina elétrica anti-Tesla da Hyundai.

Apresentação

Por AF 14-07-2022 15:02

O Ioniq 6 é o segundo elemento da submarca Ioniq da Hyundai, dedicada a veículos elétricos. À semelhança do que acontece com o Ioniq 5, esta nova berlina 100% elétrica destaca-se pela estética futurista de forte de personalidade, agora para ir à caça do sucesso Tesla Model 3.

O design disruptivo do Ioniq 6 é trunfo, mas as credenciais de modelo criado sobre a plataforma técnica do Ioniq 5 (E-GMP) não se esgotam na imagem. Ao contrário, a forma não se sobrepõe à função.

Com 4,855 m de comprimento, o Ioniq 6 é 22 cm mais comprido face ao Ioniq 5 e cerca de 16 cm maior que o rival direto da Tesla, com destaque para uma cuidada vertente aerodinâmica, com a Hyundai a reclamar um cd de apenas 0.21 estando o modelo equipado com jantes de 18'' e espelhos retrovisores digitais.



As formas elípticas do spoiler traseiro, as saídas de ar ativas e um fundo plano são outros dos elementos que contribuem para o apuro das formas, campo tão importante para que um elétrico desmultiplique a eficiência aerodinâmica em superior autonomia.

Além de se fazer acompanhar pelo novo símbolo da marca, a identidade visual do Hyundai Ioniq 6 fica igualmente bem definida através da utilização de 700 pixéis paramétricos, com destaque para o efeito criado na iluminação da zona traseira do veículo, com um certo efeito 'duck tail' proporcionado pelo spoiler na tampa da mala.

Um ‘casulo’ de luxo

O interior em forma de casulo é marcado pela presença de materiais sustentáveis, com a utilização da plataforma E-MPG a permitir libertar muito espaço para pernas e um piso interior completamente plano. Como não poderia deixar de ser, instrumentação e sistema multimédia totalmente digitalizados, com quadrantes de 12''.

Há ainda lugar para sistema de iluminação interior com 64 cores, luzes de pixel interativas no volante.

Mais de 600km com uma carga

Os principais dados técnicos do Ioniq 6 só agora foram revelados. De acordo com a marca coreana, duas baterias disponíveis, com 53 kWh, para a versão de motor traseiro, ou com 77.4 kWh, na configuração topo de gama dois motores elétricos para 325 cv de potência combinada e autonomia mais de 610 quilómetros num único carregamento.

Com um consumo inferior a 14 kwh/100 km, o 6 é um dos elétricos mais eficientes do mercado em termos energéticos. A arquitetura da plataforma E-GMP pode suportar infraestruturas de carregamento de 400V, sem a necessidade de componentes ou adaptadores adicionais, e 800V, o carregamento padrão.

Com um carregador de 350kW, o novo Ioniq chega dos 10 aos 80 por cento em apenas 18 minutos.

Tal como no 5, o Ioniq 6 oferece uma função vehicle-to-load (V2L) que permite aos clientes carregar quaisquer dispositivos elétricos – ideal para alimentar outros equipamentos durante uma falha de energia, num acampamento ou outras atividades ao ar livre.

Assiste à apresentação mundial, no vídeo que partilhamos abaixo:

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Apresentação