Mais tecnológico e eletrificado: eis o novo Mercedes GLC

Apresentação

Por AF 02-06-2022 00:05

A totalmente nova geração do SUV GLC estará à venda no outono. Para concorrer com Audi Q5 e BMW X3, gama ampliada com três versões híbridas Plug-In com autonomias médias elétricas superiores a 100 km.

O novo GLC cresce apenas 60 mm para os agora 4,716 m de comprimento, mas a redução de 4 mm na altura e o aumento das vias (6 mm à frente e 23 mm atrás) contribui para uma pose mais dinâmica. Não obstante a manutenção da distância entre eixo, a bagageira cresce 70 litros, ficando nos 620 litros nas versões puramente térmicas - abertura e fecho elétrico Easy-Pack surge como equipamento de série.

A nova imagem exterior é definida pelo formato das óticas dianteiras e por um superior apuro aerodinâmico, com o coeficiente a baixar dos anteriores 0.31 para os agora 0.29 - o que também contribui para a redução de consumos e emissões poluentes. As óticas traseiras surgem agora arrumadas em duas zonas e com efeito visual interior tridimensional. A oferta de jantes inclui modelos de 18'' a 20''.

O interior segue as pegadas da ergonomia e o processo de digitalização presentes no Classe C, com painel de instrumentos digital de 12,3'' e plataforma multimédia MBUX em monitor tátil vertical de 11,9'', com tecnologias de reconhecimento vocal, espelho de telemóvel e atualizações online.

Na oferta de motores, todas as mecânicas são de arquitetura 4 cilindros e eletrificadas (de diversas formas), com sistema de transmissão integral e caixa automática de 9 velocidades. Entre os mais populares, destaque para o 220d, com bloco 2 litros Diesel de 197 cv e 440 Nm e tecnologia mild hybrid que pode contribuir com um boost de 23 cv e 200 Nm.

Mas o destaque maior vai para a nova gama de versões híbridas PHEV, que associadas a uma bateria de 31,2 kWh (24,5 úteis) e a um motor elétrico de 136 cv/400 Nm, permitem que se percorra até um máximo anunciado de 120 km sem ligar as mecânicas de combustão. São duas as versões PHEV a gasolina (300 e de 313 cv e 400 e de 381 cv) e uma Diesel (300 de com 333 cv).

É também a primeira vez que o GLC pode contar com eixo traseiro direcional e possível de rodar até um máximo de 4,5º para aumento da agilidade e facilitar as manobras (redução o diâmetro de viragem em 80 cm). Também em opção, suspensão Airmatic com elementos pneumáticos. As aptidões para uso fora de estrada podem ser ampliadas através do opcional Pack Offroad Engineering, que entre outras faculdades, acrescenta 20 mm ao curso da suspensão.

Entre as novidades tecnológicas do novo GLC, há ainda a somar o sistema de iluminação exterior Digital Light, head up display de grandes dimensões, realidade aumentada para navegação ou ainda o 'capot invisível' que ajuda à transposição de obstáculos em condução 'off road'.

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