Edição especial VW T-Roc@pt já à venda a partir de 29.866 €

‘Crossover’ compacto foi revisto e a gama passa a contar com a edição especial T-Roc@pt, uma versão que identifica o conceito ‘made in Portugal’

Apresentação

Por AUTO FOCO 06-04-2022 21:29

O SUV T-Roc, fabricado na Autoeuropa, em Palmela, Setúbal, foi o modelo da VW mais vendido em Portugal no ano passado, logo seguido pelo T-Cross. Lançado em 2017 – sem antecessor direto –, tem-se afirmado como um grande pilar comercial do construtor, tendo atingido mais de 1 milhão de unidades vendidas em todo o mundo.

Com o atual 'restyling' foi criada uma versão especial alusiva ao nosso país, celebrando o facto da produção ser feita exatamente na unidade de Palmela da Autoeuropa, como uma espécie de selo de qualidade 'made in Portugal'.

Chamar-se-á T-Roc@pt e estará disponível com motores a gasolina 1.0 TSI de 110 cv (3 cilindros, caixa manual de 6 velocidades) e 1.5 TSI de 150 cv (com caixa DSG), a partir de 29.866 € e 35.028 €, respetivamente, tendo conteúdos à medida das preferências do mercado nacional.

O equipamento de série inclui faróis dianteiros LED, novo revestimento do tablier em 'slush', Digital Cockpit, acesso mãos-livres ('easy open/close' do portão automático da bagageira, este opcional), Park Assist (estacionamento automático), retrovisores rebatíveis eletricamente, jantes em liga leve de 17” 'Johannesburg', vidros traseiros escurecidos, ar condicionado Climatronic (duas zonas), 'wireless' App Connect, barras de tejadilho em preto e volante multifunções forrado a couro, entre outros itens. O nome T-Roc@pt surge inscrito com letras em alumínio e em relevo nos pilares traseiros, nas laterais, em cima.

Além desta série especial – que talvez possa atingir mais de 50% das vendas numa fase inicial, tendo em conta a previsão apontada de 1400 a 1500 unidades/ano em Portugal –, a gama também incluirá as versões de entrada T-Roc (disponível em 2023), Life (nível intermédio), Style e R-Line, estas últimas mais equipadas e com elementos exclusivos.

O prazo de entrega previsto da nova versão T-Roc@pt colocar-se-á entre 4 a 5 meses devido à atual conjuntura, a qual tem gerado alguns contratempos na Autoeuropa, ainda que sem paragens na produção, obrigando a que alguns modelos tenham de reentrar na linha de montagem para a reintegração de alguns equipamentos/componentes, após pausa forçada nos parques da unidade industrial.

Todos os novos T-Roc passam a ter para-choques redesenhados, grelha ligeiramente diferente, faróis LED de série, 'spoiler' atrás diferente, luzes traseiras LED com superfícies escurecidas e piscas de matriz 'dinâmica', sendo ainda propostas outras cores exteriores (Cinzento Ascot sólido, Prata Pyrit metalizado, Vermelho Kings metálico e Azul Petroleum metálico) e novo design das jantes em liga leve de 17’’ a 19’’.

No interior existem diversas alterações: novo revestimento de espuma ao longo da parte superior do tablier (‘slush’ – com pespontos, do tipo almofadado), outros frisos, volante redesenhado (botões multifunções) e maior moldura do ecrã do sistema de 'infotainment' (de 6,5'' até 9,2'', posicionado mais acima no tablier), este último integrando a mais recente geração de sistemas de conectividade (MIB3). O Digital Cockpit – painel de instrumentos digital à frente do volante de 8'', a cores – também pode ter um ecrã maior de 10,25’’ e com mais funções (Pro).

Há novos acabamentos nas portas e outros tecidos para os bancos (ergoActive com regulações elétricas, até 14 ajustes, funções de massagem e comando elétrico do apoio lombar, em opção), assim como teclas diferentes (deslizantes) para o controlo da climatização e da ventilação.

Eis os motores disponíveis: 1.0 TSI de 110 cv (3 cilindros, caixa manual de 6 velocidades) e 1.5 TSI (4 cilindros) de 150 cv com caixa DSG (7 relações), ambos presentes na versão T-Roc@pt, além dos blocos Diesel 2.0 TDI de 115 cv e 150 cv. No topo da gama surgirá a versão R de 300 cv (lançada no final de 2019) com bloco 2.0 TSI (400 Nm) e tração integral 4Motion (4,9 segundos até 100 km/h, incluindo 'Launch Control').

A variante cabriolet do T-Roc, produzida na Alemanha (capota em lona de abertura elétrica), também recebe as modificações introduzidas e duas novas cores exclusivas, estando disponível nas linhas de equipamento Style e R-Line, com preços a partir de 38.770 €.

O modelo pode ainda contar com a tecnologia IQ. Ligth aplicada nos faróis LED Matrix (controlo interativo e faixa luminosa em azul no cimo da grelha) e avançado sistema Travel Assist com 'cruise-control' ativo/preditivo até aos 210 km/h. O equipamento 'standard' já inclui os dispositivos Front Assist (aviso/travagem automática de emergência) e Lane Assist (advertência de mudança de faixa com correção de trajetória).

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Apresentação