Kia Sorento HEV: Híbrido para sete

SUV de topo de gama da Kia já está disponível no mercado nacional com preços a partir de 47.950 €

Apresentação

Por Vitor M. da Silva 29-03-2021 10:14

Com lotação para até sete ocupantes no seu interior e uma bagageira com capacidade para até 821 litros (32% maior do que a do seu antecessor), o novo Sorento pretende acelerar carreira de assinalável sucesso, com mais de três milhões de unidades desde o lançamento, em 2002.

Já está disponível no mercado nacional, a geração nova do SUV coreano apresenta-se na estreante versão híbrida (HEV), combinando um motor a gasolina 1.6 T-GDi (turbo com injeção direta de gasolina) e unidade elétrica de 44,2 kW, para potência combinada de 230 cv e oferecendo um binário de 350 Nm. A tecnologia está associada a caixa automática de 6 velocidades, anunciando média de 6,7 l/100km.

E, naquela que é a quarta geração Sorento, a Kia reforçou fortemente os sistemas de assistência ao condutor, incluindo a Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto, equipada com Monitor do Ângulo Morto. Este sistema realiza intervenções no volante e na travagem, assim como, oferece ao condutor uma visualização em tempo real, através de câmaras laterais e de imagens no painel de instrumentos, que é agora totalmente digital.

Adicionalmente, o novo modelo inclui Assistência à Circulação em Autoestrada com Assistente de Fila de Trânsito, Cruise Control Inteligente Baseado na Navegação, Assistência à Prevenção de Colisões Frontais com Função de Viragem em Cruzamentos, Câmara de Visão 360º e Head Up Display. O amplo sistema de navegação (de 10,25 polegadas) disponibiliza inúmeras informações úteis.

Maior e mais equipado

Com imagem totalmente renovada, o novo Sorento tem presença ainda mais dominante na estrada, mesmo se as proporções se mantiveram praticamente da geração que sai de cena: cresceu 1 cm em comprimento, em altura e na largura. O “pulo” maior verificou-se na distância entre eixos, graças à adoção de plataforma 100% nova (a admitir vários níveis de eletrificação), aumentando 3,5 cm, para os 2,82 cm. O suficiente para alterar a dinâmica visual de todo o conjunto, parecendo agora mais imponente. Os pilares A recuaram 30 mm em relação ao eixo dianteiro, ajudando ao apuro estético.

Na medição do habitáculo, também mais centímetros em todas as direções. Com a configuração de 7 lugares, o espaço da bagageira é 32% maior do que o dos seus antecessores, cifrando-se agora nos 179 litros, podendo chegar a 821 litros com os dois encostos de 3.ª fila rebatidos. Os bancos da segunda fila possam agora deslizar mais 45 mm para a frente, facilitando assim as entradas para os lugares mais atrás.

Para não comprometer as cotas interiores, o conjunto da bateria do Sorento HEV está localizado sob o piso do habitáculo, por baixo do banco do passageiro dianteiro, e não do piso de carga.

De acordo com a Kia, o Sorento é o automóvel tecnologicamente mais evoluído alguma vez fabricado pela marca, graças a um conjunto de equipamentos e funções que melhoram o seu desempenho em termos de segurança, conectividade e infotainment.

Combinados, os dois ecrãs digitais gémeos no painel de bordo fornecem informações totalmente claras ao condutor, permitindo ao condutor ligar o seu smartphone sem fios, proporcionando uma integração total e sem sobressaltos de smartphones com o Apple CarPlay e o Android Auto.

O sistema de infotainment possibilita o emparelhamento simultâneo de dois smartphones via Bluetooth, que poderão ser utilizados em funções separadas (p. ex. um efetua ou recebe chamadas telefónicas, enquanto o outro reproduz música). O passageiro dianteiro também pode ligar os seus dispositivos móveis com fios, contando com duas entradas de carregamento USB para esse efeito. Por seu turno, os ocupantes dos bancos da 2ª fila podem igualmente contar com duas tomadas USB (integradas na parte traseira dos bancos dianteiros), existindo ainda uma terceira tomada na parte posterior da consola central. Os passageiros da 3ª fila têm também pontos de carregamento à sua disposição, o que significa que todos os sete ocupantes podem manter os seus dispositivos móveis carregados - uma medida perfeita para manter a harmonia a bordo nas viagens mais longas.

O Sorento também está equipado com um Head-Up Display, que projeta as informações importantes para a condução na base do para-brisas, na linha de visão do condutor.

A porta da bagageira elétrica inteligente facilita a abertura dessa parte do veículo quando se tem as mãos ocupadas com sacos de compras. Para abrir a porta da bagageira automaticamente, o utilizador tem apenas de transportar consigo a smart key do veículo e estar dentro do raio de deteção do sistema.

Os preços arrancam nos 47.950 € (com campanha de financiamento Santander Consumer Finance).

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

KIA SORENTO

HEV

Motor térmico
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1598 cc
Alimentação Inj. direta, turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16 v
Potência 180 cv/5500 rpm
Binário 265 Nm/1500 - 4000 rpm
Motor elétrico
Tipo Síncrono de íman permanente
Potência 60 cv
Binário 264 Nm
Bateria Iões de lítio
Capacidade da bateria 1,49 kWh
Módulo Híbrido
Potência 230 cv
Binário 350 Nm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. Multibraços
Travões F/T Discos ventilados
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,810 / 1,900 / 1,695 m
Distância entre eixos 2,815m
Mala 1996-813-179 litros
Depósito de combustível 50 litros
Pneus F 8,5jx19 - 235/55 R19
Pneus T 8,5jx19 - 235/55 R19
Peso 1783 kg
Relação peso/potência 7,7 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 193 km/h
Acel. 0-100 km/h 8,6 s
Consumo médio 6,7 l/100 km
Emissões de CO2 153 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica -
Pintura/Corrosão -
Intervalos entre revisões -
Imposto de circulação (IUC) -

Conte-nos a sua opinião 0

Apresentação