BMW Série 4 Coupé: 2.ª geração em outubro

No lançamento, versões com motores a gasolina e gasóleo, com potências de 184 cv a 374 cv. Dependendo do modelo, de série, tração traseira ou quatro rodas motrizes

Apresentação

Por Auto Foco 02-06-2020 19:11

Na BMW, retoma de atividade movimentadíssimo, pelo menos no plano da comunicação… A marca da hélice, na ‘ressaca’ da pandemia da COVID-19, crise que parou o comércio e a produção de automóveis, anunciam-se muitas novidades para os próximos meses. Depois das apresentações da atualização de Série 5, Série 5 Touring e Série 6 Gran Turismo, a que somou a confirmação do lançamento de quase quatro dezenas de modelos com tecnologias híbridas, introdução da 2.ª geração do Série 4, com a estreia do Coupé a ‘abrir caminho’ à sucessão do Cabriolet e do Gran Coupé.

 

Baseado na mesma arquitetura técnica do Série 3 (G20), o G22 antecipado pelo Concept 4 revelado em setembro de 2019, no salão de Frankfurt, na Alemanha, tem estreia nacional programada para o final de outubro. Este automóvel substitui o F32 introduzido no mercado europeu em meados de 2013, mede 4,77 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,38 m de altura e 2,85 m entre eixos. Logo, é maior do que antecessor.

 

No catálogo, três versões a gasolina (420i com 184 cv, 430i com 258 cv e M440i xDrive com 374 cv) e uma a gasóleo (420d com 190 cv). De série, independentemente de contarem com tração traseira ou quatro rodas motrizes, todas os Série 4 Coupé estão equipados com caixas automáticas de 8 velocidades (Steptronic) – os sistemas manuais são mais baratos de produzir, mas não garantem as mesmas mais-valias… Numa segunda fase do programa de lançamento, introdução do M440d xDrive com mecânica Diesel de 6 cilindros e 3 litros ‘apoiada’ por sistema híbrido do tipo MHEV, com rede complementar de 48v, bateria de iões de lítio e máquina elétrica que também atua como alternador e apoia o motor térmico nas acelerações e recupera energia durante as fases de desaceleração e retenção. Esta tecnologia aumenta a eficiência, por reduzir consumos e gases de escape, sem penalizar a dinâmica na condução e as ‘performances’.

 

Comparado com o Série 3, o Série 4 Coupé tem centro de gravidade mais baixo (21 mm) e via traseira mais larga (23 mm). Estas características, ambas valorizadoras das competências dinâmicas, combinam-se com otimização da aerodinâmica, com os técnicos da BMW a concentrarem-se no comportamento do eixo posterior, de forma a ‘colarem-no’ ao asfalto sem recurso a elementos que aumentem a carga descendente, como uma asa traseira ou um difusor de grandes dimensões, ou ambos os ‘instrumentos’.

 

Existem três tipos de suspensão para o Série 4 Coupé: a de série, que tem regulação mais firme que a do Série 3, a desportiva M Sport, que conta com amortecedores menos flexíveis e reduz a altura da carroçaria ao solo e adaptativa, que dispõe de sistema de amortecimento regulado eletronicamente. Complementarmente, entre os itens inscritos na gama de acessórios e equipamentos M Sport, o modelo pode receber travões mais potentes e resistentes à fadiga e autoblocante posterior.

 

O Série 4 Coupé estreia grelha (ainda) mais expressiva tanto no desenho como nas dimensões e encontra-se equipado com tecnologia LED para todas as funções da iluminação – opcionalmente, sistema adaptativo e luzes laser. Também entre os extras, dois pacotes para otimização da dinâmica e personalização da imagem exterior e interior: M Sport e M Sport Plus. No segundo, jantes de 19’’ e ‘aileron traseiro M.

 

No habitáculo, sistema multimédia com monitor tátil de 8,8’’ ou 10,25’’ no centro do painel de bordo. O sistema operativo é o mais moderno da marca alemã (BMW 7.0) e inclui assistente pessoal comandado vocalmente, possibilidade de seleção de ‘atalhos’ para funções utilizadas com maior frequência e navegação atualizada em permanência. O programa é compatível com os ‘smartphones’ dos proprietários (Apple CarPlay e Android Auto). Opcionalmente, com o Live Cockpit, painel de instrumentos digital (12,3’’) e projeção de informações no para-brisas (Head-Up Display). Somam-se-lhes, ainda, os assistentes eletrónicos à condução que conhecemos do Série 3.

 

Gama, versões, potências e preços:

420i Auto: 184 cv, 49.500 €

430i Auto: 258 cv, 56.600 €

M440i xDrive Auto: 374 cv, 84.800 €

420d Auto: 190 cv, 52.800 €

420d xDrive Auto: 190 cv, 55.300 €

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