Skoda Superb Scout

Sem medo de sujar as rodas

Apresentação

Por João da Silva 03-11-2019 09:05

No primeiro contacto dinâmico com o Superb Scout tivemos oportunidade de conduzir as duas únicas motorizações disponíveis nesta inédita variante do modelo topo de gama da Skoda (unicamente na carrinha, a Break), uma a gasolina (2.0 TSI de 272 cv e 350 Nm com caixa DSG de 7 velocidades), outra Diesel (2.0 TDI de 190 cv e 400 Nm, também com DSG), e ambas com tração integral de série e modo Off-Road no programa de condução Driving Mode Select, que se junta a outros cinco, e Controlo Dinâmico do Chassis em opção.

De referir que, esteticamente, o novo Superb não revela grandes diferenças para o anterior modelo, restringindo-se a novas cores para a carroçaria, novas jantes de 18 e 19 polegadas, novas óticas Full LED Matrix (em estreia absoluta na marca) e nova grelha. No interior, há inserções em cromado, acabamentos diversos para tablier e consola central e três sistemas multimédia à escolha, com ecrãs de dimensões entre 8 e 9,2 polegadas.

A variante Scout distingue-se pelas proteções por baixo da zona do motor e em todo o piso do carro (soluções integradas no pacote Rough-Road), novas jantes de 18 e 19 polegadas, elementos protetores em plástico e alumínio nos para-choques, cavas das rodas e espelhos, barras de tejadilho e frisos das janelas cromados e habitáculo com acabamentos no tablier e consola a imitar madeira, estofos em tecido específico com a designação Scout costurada e bancos dianteiros aquecidos. As opções incluem revestimentos em alcantara e couro, com costura contrastante castanha e assentos traseiros exteriores aquecidos. Distingue-a, ainda, a suspensão elevada em 15 mm, coisa pouca, é certo, mas o suficiente para lhe dar aquele ar mais robusto e, talvez, incitar o proprietário a aventurar-se num caminho de terra.

Guiámos exclusivamente em asfalto, e mais a versão a gasóleo, a qual nos convenceu sobremaneira, pois tem força com fartura para acelerações rápidas e retomas lestas, o que tivemos oportunidade de comprovar por mais do que uma vez nas sinuosas estradas secundárias austríacas para ultrapassar sem demora alguns veículos agrícolas que ocupavam quase toda a estrada e deixavam pouco espaço para ver quem lá vinha. Foi também nesse percurso que podemos apurar o bom nível de conforto do Superb e a segurança a curvar, ainda que nos pareça que a carroçaria adorna um pouco mais do que seria desejável. A confirmar num teste caseiro. Quanto à versão 2.0 TSI, que só guiámos em autoestrada, aplauso para a pujaça dos 272 cv, um convite a pisar com alma no acelerador, o qual responde com prontidão às solicitações, empurrando o Superb para a frente com vontade.

Refira-se, ainda, que há outras motorizações disponíveis para o topo de gama checo além das referidas e da versão híbrida plug-in (iV). A gasóleo, 1.6 TDI de 120 cv com caixa DSG de 7 velocidades de série e 2.0 TDI de 150 cv (caixa manual de 6 velocidades ou DSG de 7); a gasolina: 1.5 TSI com 150 cv (caixa manual de 6 velocidades ou DSG de 7) e o novo 2.0 TSI de 190 cv (DSG de 7 velocidades de série).

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Ficha Técnica

Caracteristicas

SKODA SUPERB

SCOUT 2.0 TDI 4X4

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1968 cc
Alimentação Inj. dir. CR, Turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 190 cv/3500-4000 rpm
Binário 400 Nm/1900-3300 rpm
Transmissão
Tração Integral permanente
Caixa de velocidades Automática de 7 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,1 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,863/1,864/1,477 m
Distância entre eixos 2,841m
Mala 660 - 1950 litros
Depósito de combustível 66 litros
Pneus F 7,5j x 18 - 235/45 R18
Pneus T 7,5j x 18 - 235/45 R18
Peso -
Relação peso/potência -
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 223 km/h
Acel. 0-100 km/h 8,1 s
Consumo médio l/100 km
Emissões de CO2 132 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica -
Pintura/Corrosão -
Intervalos entre revisões -
Imposto de circulação (IUC) -

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