BMW X2 M35i

Essência M

Apresentação

Por João Ouro 28-09-2019 09:00

A identidade deste X2 é facilmente visível através dos pormenores exclusivos da M, tanto por fora, como por dentro. E a imagem não esconde que se trata de um modelo especial, algo que é sublinhado de imediato nos primeiros minutos ao volante. Quase sem suspeitar que se trata do primeiro bloco de 4 cilindros desenvolvido pela Performance M, a acústica desportiva é evidente, mais ainda quando se ativa o programa Sport ou se pressiona fortemente o pedal do acelerador. A reação do X2 é sempre espontânea e a unidade 2.0 de 306 cv (450 Nm) respira com extraordinária facilidade, sem esforço e fraco ruído, exceção feita ao som emitido pelas saídas de escape (com diâmetro de 100 mm), sem esquecer que há uma parte substancial dessa sonoridade que é artificialmente modulada. E bem!

Além do fulgor emprestado pelo novo motor (injeção direta, turbo, admissão variável Valvetronic e duplo Vanos), as afinações operadas no X2 M35i também proporcionam uma dinâmica muito acima da média da própria... gama, até porque o modelo integra tração xDrive às 4 rodas (repartição eletrónica) e diferencial autoblocante à frente (M Sport, outra première da M Performance) para maior eficácia de entrega de tamanha potência e binário, menorizando eventuais perdas de tração. A caixa automática Steptronic de 8 relações pode ser controlada de forma sequencial por patilhas no volante, sendo possível efetuar trocas muito rápidas e, mais uma vez, com uma acústica deliciosa nas passagens violentas. Por outro lado, nada parece estragar a dinâmica do X2 e a maneira tão estável como evolui em... pista, perdão, pelas estradas periféricas a partir da cidade de Munique, na Alemanha. Não foi possível testar a função Launch Control associada, mas é fácil acreditar nos 4,9 segundos que a marca anuncia no arranque até 100 km/h. Explosivo!

A essência M é igualmente aplicada nas afinações específicas efetuadas na suspensão (Sport, rebaixada), a qual também pode ter modo adaptativo como opção, maximizando o lado desportivo, mas sem atitude extrema. Existem ainda vários pormenores que melhoraram a aerodinâmica (essa diferenciação não é apenas visível nos acabamentos cinzento metalizado) e a travagem foi otimizada através dos discos mais largos (18’’ à frente e 17’’ atrás) e das pinças fixas específicas (em azul).

O tuning oficial é ainda acompanhado pela afinação especial da direção, devidamente preparada para as forças em causa, sendo possível tecer elogios ao tato direto e à precisão. E isso percebe-se em cada curva negociada à pressa!

O redesenho da suspensão traseira é outra das modificações a apontar, acrescentando molas e amortecedores com outro tipo de calibragem, embora sem grande prejuízo ao nível do conforto, pelo menos nas estradas em que circulámos, sem irregularidades parvas. Não se fica com a sensação de que este X2 M35i é demasiado duro, mesmo que a firmeza esteja bem definida nas ligações ao solo, e isto apesar da respetiva distância da carroçaria à estrada (182 mm) e do centro de gravidade mais elevado.

A posição de condução é ligeiramente dificultada pelo ajuste curto do volante na vertical (baixando pouco), quase a exigir maior paciência e... cedências, embora o formato tipo bacquet dos bancos faça esquecer esse pormenor, estes com excelente apoio lateral, disponíveis com acabamentos em pele perfurada ou Alcantara (opcional). E todo o interior é dominado pela atmosfera desportiva da reconhecida essência da M.

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

BMW X2

M35i

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1998 cc
Alimentação Inj. direta, turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 306 cv/6250 rpm
Binário 450 Nm/1750-4500 rpm
Transmissão
Tração Integral (xDrive)
Caixa de velocidades Automática de 8 velocidades, Steptronic
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. Multibraços
Travões F/T Discos ventilados
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,3 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,360/1,824/1,526 m
Distância entre eixos 2,67m
Mala 470 - 1335 litros
Depósito de combustível 61 litros
Pneus F 7,5jx19 - 225/55 R19
Pneus T 7,5jx19 - 225/55 R19
Peso 1610 kg
Relação peso/potência 5,2 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 250 km/h
Acel. 0-100 km/h 4,9 s
Consumo médio 7,1 l/100 km
Emissões de CO2 190 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica -
Pintura/Corrosão -
Intervalos entre revisões -
Imposto de circulação (IUC) -

Conte-nos a sua opinião 0

Apresentação