Skoda Superb

Nascimento de uma nova era

Apresentação

Por João da Silva 21-09-2019 09:00

Se é verdade que esteticamente o Skoda Superb não apresenta a revolução que se esperava, depois da expectativa gerada pelos enigmáticos teasers oficiais que foram sendo libertados a conta-gotas, também o é que as duas importantes novidades que surgem nesta renovação do topo de gama checo compensam alguma desilusão com as poucas mudanças na imagem. Estas restringem-se, basicamente, a novas cores para a carroçaria, novas jantes de 18 e 19 polegadas, novas óticas Full LED Matrix (novidade absoluta na marca) e nova grelha. No interior, há inserções em cromado, acabamentos diversos para tablier e consola central e três sistemas multimédia à escolha com ecrãs com dimensões entre 8 e 9,2 polegadas.

Mas as grandes novidades no Superb são a nova variante Scout e a estreia de motorização híbrida plug-in. Comecemos pela última, o denominado Superb iV, que combina o conhecido motor a gasolina 1.4 TSI e um motor elétrico de 116 cv, num conjunto híbrido com potência total de 218 cv e binário de 400 Nm, gerido por caixa DSG de seis velocidades, que pode ser utilizado em três modos diferentes: E-Mode, Hybrid e Sport. O Superb iV conta com bateria de 13 kWh e a autonomia elétrica anunciada é de 55 km (WLTP). Numa wallbox de 3,6 kW fornecida pela Skoda, o carregamento completo da bateria cumpre-se em três horas e meia. Numa tomada caseira, demora uma noite inteira…

Na imagem, a variante híbrida não tem diferenças significativas face às de só de combustão do Superb, restringindo-se ao emblema iV na traseira e à tomada de carga na grelha.

Além da versão híbrida, há mais seis motorizações disponíveis para o topo de gama da Skoda: três a gasóleo – 1.6 TDI de 120 cv com caixa DSG de 7 velocidades de série, 2.0 TDI de 150 cv (caixa manual de 6 velocidades ou DSG de 7) e 2.0 TDI de 190 cv (DSG de 7 velocidades de série e tração integral em opção) – e três a gasolina: 1.5 TSI com 150 cv (caixa manual de 6 velocidades ou DSG de 7), o novo 2.0 TSI de 190 cv (DSG de 7 velocidades de série) e o 2.0 TSI com 272 cv (tração integral e caixa DSG).

No Superb Scout há a destacar a suspensão elevada em 15 mm, proteções por baixo da zona do motor e em todo o piso do carro (soluções integradas no pacote Rough-Road), novas jantes de 18 e 19 polegadas, elementos protetores em plástico e alumínio nos para-choques, cavas das rodas e espelhos, barras de tejadilho e frisos das janelas cromados e habitáculo com acabamentos no tablier e consola a imitar madeira, estofos em tecido específico com a designação Scout costurada e bancos dianteiros aquecidos. As opções incluem revestimentos em alcântara e couro, com costura contrastante castanha e assentos traseiros exteriores aquecidos.

O Superb mais aventureiro está equipado com tração integral de série e conta com modo Off-Road no programa de condução Driving Mode Select, sendo que o Controlo Dinâmico do Chassis está disponível como opção. Há apenas duas motorizações disponíveis no Superb Scout, uma a gasóleo, 2.0 TDI de 190 cv e 400 Nm, outra a gasolina, 2.0 TSI de 272 cv e 350 Nm, qualquer delas acopladas à transmissão automática de dupla embraiagem DSG de sete velocidades.

Citigo-e iV: urbano e elétrico

O Citigo-e iV é o primeiro modelo elétrico da Skoda e foi apresentado em Bratislava em simultâneo com as novidades na gama Superb. Esteticamente, destaca-se do Citigo normal pela grelha dianteira fechada (solução habitual nos carros elétricos, pois não é necessário refrigerar o motor de combustão), para-choques redesenhado e bocal para carregamento no local do depósito de combustível. Com bateria de 36,8 kWh para alimentar motor elétrico de 82 cv e 210 Nm, o Citigo-e iV tem autonomia anunciada de 265 km, chega aos 130 km/h de velocidade máxima, cumpre a tradicional aceleração de 0-100 km/h em 12,5 segundos e a recuperação 60-100 km/h em 7,6 segundos. O recarregamento da bateria pode ser feito numa wallbox de 7.2 kW (80% em 4 horas e 8 minutos) ou numa tomada caseira de 2,3 kW (100% em 12 horas e 37 minutos).

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Apresentação