SYM HD 300

Romper preconceitos

Motos- Apresentações

Por Paulo Ribeiro 08-06-2019 21:30

Segmento de expressão tradicionalmente abaixo do expetável em Portugal, as scooters de roda alta poderão viver importante incremento com a chegada da SYM HD 300, dotada de argumentos para desafiar as líderes da categoria Honda SH e Piaggio Beverly. Com jantes de 16 polegadas, francamente mais adequadas não só ao uso urbano, com maior resistência e conforto em pisos irregulares, como em estrada, oferecendo acrescida estabilidade, a mais recente proposta da marca de Taiwan, que partilha o motor com Joymax e Cruisym, destaca-se ainda por uma imagem cuidada. Linhas fluidas desde o guarda-lamas dianteiro aos plásticos da seção traseira e onde abundam pormenores de classe, dos punhos na mesma cor do amplo banco aos poisa-pés encastrados para o passageiro, da iluminação em LED aos ergonómicos comandos de bom toque, dos retrovisores de boa imagem e ótima visibilidade até à tomada USB para carregar smartphones, GPS e outros gadgets.

Aspetos de excelência, revelando qualidade intrínseca sublinhada pelos acabamentos de muito bom nível, e acompanhado por uma posição de condução de conforto generoso, com costas direitas e braços relaxados, mesmo se o espaço para os pés poderia ser um pouco mais largo para melhor apoio, sobretudo dos sapatos de números maiores. Facilitador da universalidade do modelo é a boa acessibilidade ao solo, com o bom perfil do banco e da plataforma a disfarçar altura algo elevada do selim, pensada para manter o tronco mais direito e pernas pouco dobradas.

Conforto fortemente apoiado em amortecimento bem equilibrado, oferecedor de excelente bem-estar a bordo no setting original, sendo que, reduzindo a pré-carga da mola em uma posição, garante sensação de poltrona embora ganhando um molejar mais sensível. Melhor mesmo, para os mais pesados ou em utilização a dois, endurecer um pouco na escala de 5 posições, ganhando em precisão e estabilidade para perder apenas um pouco em conforto nos maiores buracos ou irregularidades do piso. Sem vibrações na dianteira, de rigidez fortalecida pelo novo e bem mais leve quadro em duplo berço (-15 kg face à Citycom), oferece grande agilidade ao mesmo tempo que permite abordagem sem receios às curvas mais rápidas, com estabilidade inabalável mesmo nas maiores velocidades. Que, por seu turno, podem ser surpreendentes, com prestações interessantes, desde a aceleração progressiva e de notável capacidade de alongamento, até às recuperações que facilitam as ultrapassagens, sempre acompanhadas de boa sonoridade. Motor que é o mais potente do subsegmento – ainda que com escassa margem sobre Honda e Piaggio – oferecendo interessante relação peso/potência, capaz de brilhar em ambiente citadino como nas mais longas ligações interurbanas. Vias rápidas e autoestradas onde se tornou mais evidente a boa velocidade máxima e a inquestionável estabilidade, permitindo ainda perceber a boa capacidade de travagem. Oferecida pelos discos refrigerados e tubagens reforçadas com malha de aço (raridade nesta categoria), com potência q.b. e uma progressividade que garante facilidade de controlo e importante suavidade sobretudo na utilização a dois.

Com prestações bastante interessantes, qualidade elevada e preço muito competitivo, substancialmente inferior às principais rivais, a SYM HD 300 pode funcionar como interruptor para a mudança de paradigma entre as scooters, dando o impulso que o subsegmento das rodas altas precisa para vingar em Portugal, acompanhando o enorme sucesso patenteado nos principais mercados europeus.

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

SYM HD

300

Motor
Capacidade 278 cc
Potência 26,7 cv/8000 rpm
Binário 25,5 Nm/6000 rpm
Transmissão
Tipo Monocilindro, 4 Tempos
Ciclística
Quadro Duplo berço em tubos de aço com reforço central
Suspensão F Forqueta telescópica. Curso n.d.
Suspensão T Dois amortecedores hidráulicos, curso n.d., reguláveis em 5 posições de pré-carga da mola
Travões F Disco de 287 mm, pinça de 2 pistões. ABS
Travões T Disco de 260 mm, pinça de pistão simples. ABS
Dimensões e Capacidades
Altura do assento 800 mm
Depósito de combustível 10 litros
Peso 184 kg
Relação peso/potência 6,89 kg/cv
Consumo médio 3,2 l/100km
Preço
Preço 4 499 €

Conte-nos a sua opinião 0

Motos- Apresentações