BMW R1250 GS

Dupla personalidade

Motos- Apresentações

Por Paulo Ribeiro 17-11-2018 16:00

É a mais vendida das motos grandes em todo o Mundo e isso, só por si, aporta enormes responsabilidades. Fonte de inspiração para toda a concorrência, leva décadas a aprimorar um conceito que, pela qualidade intrínseca como pela diferença, marca pontos nas tabelas de vendas. Com centenas de milhares de unidades vendidas, vai resistindo ao tempo, capaz de reinventar-se a cada estação, mantendo capacidade de surpreender.

Para 2019, a BMW musculou o boxer da mítica GS, criando a R1250 GS, com bloco tão profundamente renovado que pode dizer-se que de novo motor se trata. E tão somente cinco anos após a chegada do bloco de refrigeração líquida, por muitos visto como último patamar de evolução do dois-cilindros-opostos.

Cresceu em cilindrada (dos 1170 para os 1254 cc) graças a novas dimensões do diâmetro dos cilindros como do curso dos pistões, mas também em potência (de 125 para 136 cv) e binário (125 para 143 Nm) e, não menos importante, à mesma rotação. Mas a grande novidade, aquele que causou a mais profunda transformação, dá pelo nome de BMW ShiftCam e é, na prática, simples mas eficaz sistema de distribuição variável. Que muda de forma radical o comportamento motriz em função das necessidades e desejos do condutor, com dois estágios bem diferenciados. Mas com uma transição extremamente suave, quase impercetível entre os dois. Mecanicamente a explicação assenta numa árvore de cames com dois excêntricos por válvula, com escolha em função da rotação e aceleração através de um pequeno motor elétrico acionando dois pinos que, através de ranhuras específicas, determinam a posição axial da árvore de cames.

Na prática, e isso é o que mais interessa, controlo e suavidade são palavras de ordem em moto mais amigável em todas as situações. Com comportamento ainda mais aveludado em baixas rotações, permite rodar serenamente em cidade, torna as experiências de off-road muito mais fáceis e divertidas e, em estrada, autoriza novas experiências turísticas. Pode rodar-se na sexta e última das relações da caixa de velocidades a meros 40 km/h,r rapreciando a paisagem ou aguardando a possibilidade de ultrapassar um camião na mais íngreme das subidas, para logo acelerar de forma decidida sem que o motor se queixe. Está melhor em baixas mas é, acima de tudo, muito melhor a subir de rotação, guardando todas as emoções fortes e diversão máxima para lá das 5000 rpm. Ou seja, mantém o tradicional equilíbrio e suavidade mas muito mais refinados, sendo notória a resposta mais educada e obediente às ordens do acelerador. Que não menos entusiasmante, apenas mais polida, tal como a caixa de velocidades, inalterada, dizem-nos, mas que revelou comportamento funcionamento mais suave graças às mudanças no motor.

Momentos de enorme prazer de condução, sublinhados por uma sonoridade diferenciada saída do retocado escape (e não estamos a falar do excelente Akrapovic da versão HP…), bem apoiados em pacote eletrónico mais completo e requintado. E se, de série, é possível contar com dois modos de condução, controlo automático de estabilidade ASC e Hill Start Control (HSC) que garante a melhor tração e facilidade ao arrancar em subidas, sobretudo com a moto carregada, é graças à riquíssima lista de opcionais que a nova GS sobe ao mais elevado patamar de eficácia e segurança.

Extras que podem ser escolhidos à unidade ou por atacado em diversos packs como os modos de condução Pro, juntando o Dynamic, Enduro e Enduro Pro aos de série e associando o controlo de tração dinâmico (DTC), aumentando eficácia na resposta em curva com a moto inclinada enquanto o ABS Pro permite travagens fortes em curva, sem o perigo de ver a roda da frente escorregar rumo à queda. E que, sempre com a segurança em vista, é acompanhado do sistema de controlo dinâmico de travagem, o novo DBC, que evita utilização não intencional do acelerador em travagens fortes, através do controlo do motor, aumentando a estabilidade e reduzindo a distância de paragem. Neste modo Pro surge ainda o mais evoluído Hill Star Control Pro com função automática e personalizável, que ativa o travão sempre que é detetada inclinação superior a 5%.

Na lista de opções, nota importante para a Next Generation da suspensão eletrónica Dynamic ESA, com compensação de carga completamente automática; para a luz diurna em LED; e a chamada de emergência inteligente que liga a central especializada, de forma imediata em caso de acidente ou queda.

Mas além da dupla personalidade que decorre das grandes diferenças centradas no boxer, a R1250 GS mantém clara dualidade também no capítulo estético. É que além do modelo base (em azul Cosmic ou preto Blackstorm), conta com dois estilos vincados, disponibilizando o mais desportivo HP, que sucede à Rally e destaca-se pela decoração de corrida da casa bávara, em branco, azul e vermelho, pelos aros dourados e quadro branco; e a Exclusive, com rodas em liga leve de cor preta, tal como o guiador e porta-bagagens/pegas do passageiro, e decoração em dois tons de negro de sublinhada elegância. Sem que nenhuma apresente variações ao grande conforto a bordo e excelente ergonomia, mesmo nas viagens mais longas ou aventureiras, mantendo as medidas essenciais. Sendo que continua a haver bancos para todos os gostos e… alturas. Fazendo tudo o que fazia a antecessora, renovada GS faz ainda melhor e de forma mais fácil!

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Ficha Técnica

Caracteristicas

BMW R1250

GS

Motor
Capacidade 1254 cc
Potência 136 cv/7750 rpm
Binário 143 Nm/6250 rpm
Transmissão
Tipo 2 cilindros opostos ‘boxer’, 4 Tempos
Ciclística
Quadro Estrutura tubos de aço, motor portante e seção traseira aparafusada
Suspensão F Telelever com amortecedor central, curso 190 mm
Suspensão T Paralever, curso 130. ESA Dynamic de série
Travões F 2 discos de 320 mm, pinça 4 pistões. ABS Pro, desconectável, de série
Travões T Disco de 276 mm, pinça 2 pistões. ABS Pro, desconectável, de série
Dimensões e Capacidades
Altura do assento 860 mm
Depósito de combustível 20 litros
Peso 249 kg
Relação peso/potência 3,73 kg/cv
Consumo médio 1,83 l/100km
Preço
Preço 17 746 €

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